Mutirão de serviços no CEU Aricanduva atrai cerca de 2 mil pessoas neste sábado (19)

Segunda edição do Inclui Sampa nos Bairros teve como destaque a entrega das 10 primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa Autista

  • Data: 20/11/2022 09:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mutirão de serviços no CEU Aricanduva atrai cerca de 2 mil pessoas neste sábado (19)

Serviços

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

O sol e o clima quente animaram mais de 2 mil pessoas da Zona Leste a participarem da segunda edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’ realizada no CEU Aricanduva. O mutirão de serviços municipais organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), teve como destaque o lançamento e a entrega das 10 primeiras carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o Inclui Sampa já mostrou que é uma prestação de serviços importante que deve ter continuidade. “Aqui temos muitas atividades de vários setores da Prefeitura bem próximos da população. Nesta segunda edição tem mais pessoas participando do que ocorreu em Capão Redondo. Isso demonstra que já é um sucesso e importante para a população. Vamos melhorar a cada edição e levar a todos da cidade serviços para melhorar a vida dos paulistanos. Vamos realizar o Inclui Sampa em todos os 58 CEUs”, destacou o prefeito.

“Conseguimos trazer para o território dessas pessoas, serviços tão importantes, essenciais e necessários. Esse evento só foi um sucesso porque temos um público-alvo atuante que busca seus direitos e a Prefeitura vem cumprir seu papel de oferecer os serviços”, completou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

O mutirão tem como objetivo proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações aos moradores da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência. “A gente quer dar visibilidade à nossa causa para que as pessoas com deficiência possam ser vistas com dignidade, respeito e com oportunidades. O crescimento do público mostra que a gente está no caminho certo. E espero que as pessoas com deficiência sejam bem acolhidas em todos os lugares”, frisou Silvia.  

O Inclui Sampa nos Bairros foi realizado em parceria com as diversas secretarias municipais. Dentre elas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ofereceu, entre outros serviços, vacinação e testagem em DST; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), disponibilizou 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência; a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans – São Paulo Transporte, que orientaram sobre o Bilhete Único Especial, além da credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência.

Um dos serviços mais procurados foi a de inserção e atualização do CADÚnico, prestado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Outros parceiros ofereceram emissão do documento de identidade, corte de cabelo, exame oftalmológico. A própria SMPED ofereceu manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores).

Para o morador da Zona Leste, Henrique Cândido Rodrigues, esse tipo de evento deveria acontecer mais vezes durante o ano. “A gente precisa de acessos mais fáceis de serviços para resolvermos os nossos problemas”, disse. Aparecida da Silva aproveitou para fazer uma manutenção em sua cadeira de roda. “Foi uma ótima oportunidade para realizar uma revisão, já que fazia um bom tempo que não fazia uns apertos nos parafusos”, confessou Aparecida.   

Carteira de autistas

No Inclui Sampa Bairros foram entregues as 10 primeiras carteiras para as pessoas autistas. A cidade de São Paulo regulamentou a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista pela SMPED, A solicitação deve ser feita por meio do Portal SP156 e nos postos de atendimento presencial do serviço Descomplica SP.

 A CIPTEA tem como objetivo conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e facilitar a sua a atenção integral e prioritária no atendimento a serviços públicos e privados. Ela, no entanto, não dispensa a apresentação de documento ou outro requisito exigido em lei para o acesso a serviços ou benefícios específicos.

A carteira será emitida exclusivamente em formato digital, e poderá ser apresentada em dispositivos eletrônicos que permitam sua visualização. Também será aceita a versão impressa desde que o próprio solicitante realize a impressão. O prazo máximo para emissão será de 45 dias contados a partir da data de solicitação.

Para pedir o documento, a pessoa com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário disponível no Portal SP156, além de anexar os seguintes arquivos: documento com foto, foto 3×4, comprovante de endereço e laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável. Quando a solicitação for feita pelo representante legal do beneficiário, deverão ser informados os seus dados em campo próprio. A Carteira terá validade de cinco anos após a emissão e depois terá que ser renovada.

Selo de Acessibilidade

Ainda no evento, o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, recebeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica dado ao CEU Aricanduva por sua acessibilidade. A SMPED também contemplou, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), o Parque Municipal Nair Bello. Já foram entregues o Selo para escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais. O reconhecimento valida que o espaço está apto ao uso de pessoas com deficiência e seu objetivo é estimular a acessibilidade em projetos e ambientes arquitetônicos, seguindo as normas técnicas de acessibilidade e desenho universal.

Compartilhar:

  • Data: 20/11/2022 09:11
  • Alterado:15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados