Rodovias duplicadas apresentam queda de até 50% no número de acidentes
Levantamento feito pelo Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP aponta queda nos índices de sinistros na malha concedida
- Data: 18/11/2022 14:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: ARTESP
Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147)
Crédito:ARTESP
Investimentos em obras de duplicação e modernização de rodovias da malha concedida, com implementação de equipamentos que garantem e priorizam melhorias na segurança viária, levaram à redução de até 52% no número de acidentes nos trechos que receberam essas melhorias. Levantamento, feito a partir de dados do Centro de Controle de Informações (CCI), da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, que monitora os mais de 11 mil quilômetros de rodovias concedidas 24 horas por dia em tempo real (online), comparou o total de acidentes registrados antes das obras de duplicação terem sido realizadas e as ocorrências verificadas em 2021.
Entre os trechos levantados, o que apresentou maior redução foi o da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), do km 63 ao km 67, entre São Roque e Mairinque, sob concessão da ViaOeste. Em 2014, antes das obras de duplicação, foram registrados 102 acidentes no trecho, contra 49 no ano passado. Redução de 52% no número de ocorrências. O levantamento considera todos os tipos de acidentes, desde colisões entre veículos, passando por atropelamentos e choques contra obstáculos (batidas em defensas ou placas de sinalização, por exemplo), até capotamentos, entre outros. A duplicação da SP-270 nesse segmento teve início em novembro de 2015 e foi finalizada em maio de 2017, com investimento de R$ 27,1 milhões (valores atualizados).
Também apresentou sensível redução no número de acidentes o segmento entre o km 581,3 e o km 652 da Raposo Tavares, localizada entre Álvares Machado e Presidente Epitácio, trecho sob concessão da concessionária Cart. A queda foi de 44% em 2021 na comparação com 2013, antes das obras de duplicação. No ano passado foram 95 acidentes e em 2013 haviam sido registrados 170. Neste trecho da rodovia foram executados serviços para duplicação por segmentos entre os anos de 2014 e 2019, totalizando investimentos de mais de R$ 144,8 milhões (valores atualizados). No primeiro ano após a entrega das obras, em 2020, foram registrados 100 acidentes.
“Um grande investimento na infraestrutura rodoviária atrai novas empresas, promove o desenvolvimento da região e proporciona boas notícias ao evitar a redução do número de acidentes”, aponta o Diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli.
Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó
O número de acidentes na Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó (SP-225), do km 266,52 ao 271,4 e do Km 274,5 ao 297,7, sob operação da concessionária CART, entre as cidades Agudos e Paulistânia, apresentou uma redução ainda maior, de 49%. Em 2014, antes das obras, foram registradas 45 ocorrências, e em 2021, 23. A Engenheiro João Baptista (SP-225) passou por duplicação de diferentes segmentos de março de 2015 a novembro de 2018, com montante de investimentos superior a R$189,2 milhões (valores atualizados).
Rodovia Antônio Romano Schincariol
Já na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), entre o km 98,4 e 105,9, nos municípios de Cerquilho e Tatuí, sob concessão da AB Colinas, o número teve redução de 38%. Em 2021, foram registrados 16 acidentes no segmento, contra 26 em 2014. A SP-127 foi duplicada de março de 2015 a março de 2017, com investimento de mais de R$ 43 milhões (valores atualizados) na obra.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima
Na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), no segmento entre o km 312,2 e o km 330,5, foram registradas 16 ocorrências em 2021, número 38% menor que os 26 acidentes de 2013. A rodovia, administrada pela concessionária Triângulo do Sol, foi duplicada nesse trecho, que passa pelas cidades de Dobrada e Taquaritinga, entre setembro de 2014 e junho de 2016. A operadora investiu mais de R$ 59,8 milhões (valores atualizados) na obra.
“A operação das rodovias envolve diferentes atores e muito planejamento estratégico. A equipe técnica da ARTESP estuda formas de reforçar o monitoramento e, também, a realização de ações para melhoria constante das condições de segurança das vias”, explica o Diretor de Operações da Agência Reguladora, Walter Nyakas.
Rodovia Engenheiro João Tosello
Entre os números registrados, o outro destaque diz respeito à redução no índice de acidentes na Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147) do km 62,4 ao km 88,7, nas cidades de Mogi Mirim e Engenheiro Coelho, sob concessão da Arteris Intervias. Na comparação com o ano de 2013, os números extraídos pelo CCI mostram que em 2021 houve redução de 28% dos acidentes. A via foi modernizada e duplicada de abril de 2014 a novembro de 2016, com mais de R$ 98,8 milhões (valores atuais) em investimentos. Um ano antes do início das obras, foram registrados 57 acidentes, e em 2021, 41.
A ARTESP monitora 24 horas por dia todos os trechos das rodovias concedidas do Estado. O sistema do CCI controla as informações e registros de fluxo de veículos, incidência de congestionamentos, erosões e acidentes nos trechos administrados pelas concessionárias. Além disso, a tecnologia em operação pode ajudar o condutor a planejar melhor sua viagem, através do acompanhamento dos canais de comunicação das concessionárias.
Programa de Redução de Acidentes
Nos contratos de concessão, é previsto que cada concessionária apresente à ARTESP um Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Rodoviária – PRA, destinado a promover a melhoria no sistema viário, beneficiando condutores de motocicletas e veículos de uma forma geral. A Agência estabelece diretrizes e metas, e acompanha de perto se elas estão sendo cumpridas. As medidas devem prever ações sobre a via, veículo e condutor, com intervenções na engenharia, em ações operacionais, educativas e de apoio à fiscalização.