Procon-SP autua empresas de venda de ingressos
Fornecedores limitam meia-entrada, cobram taxa de conveniência irregularmente, não aceitam dinheiro como pagamento e não devolvem valores integrais de eventos cancelados
- Data: 10/08/2016 10:08
- Alterado: 10/08/2016 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Procon-SP
Crédito:
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, autuou as empresas Ticket For Fun (T4F) e Ticket 360 (TIS Eventos) por irregularidades na comercialização de ingressos para shows. Foram encontradas as seguintes práticas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor: não vender ou restringir ingressos com meia-entrada para idosos, professores e pessoa com deficiência, não aceitar dinheiro nos postos de venda física, cobrar taxa de conveniência e outras taxas sem qualquer contraprestação que justificasse a cobrança e, também, a não devolução de taxas pagas em caso de cancelamento do evento/show.
A Ticket For Fun (T4F) foi autuada em R$ 410.986,67 e a Ticket 360 (TIS Eventos) R$ 210.986,67. Ambas já foram notificadas e poderão apresentar defesa ou pagar a multa à vista com desconto ou ainda, parcelar as autuações. As constatações foram feitas tanto nos pontos físicos de venda, quanto nos virtuais.
MEIA-ENTRADA
O decreto federal que regulamenta a Lei sobre o benefício da meia-entrada dispõe limitação em 40% a venda apenas para jovens de baixa renda, estudante e pessoa com deficiência. As empresas autuadas estavam estendendo esta limitação para idosos, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes municipal e estadual.