Ubiratan Figueiredo pede sistema colaborativo de câmeras para animais perdidos
De acordo com PL protocolado na Câmara Municipal, essa estrutura pode ajudar tutores a encontrar seus animais de estimação perdidos.
- Data: 10/11/2022 09:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Ubiratan Figueiredo
Ubiratan Figueiredo
Crédito:Divulgação
A cidade de São Caetano do Sul possui o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que conta com um amplo sistema de câmeras de monitoramento, com mais de 300 equipamentos de segurança espalhados por todo o município. As imagens são monitoradas 24 horas por dia por 48 profissionais que ficam no CCO (Centro de Controle de Operações), no bairro Cerâmica. Para o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD), de acordo com PL protocolado na Câmara Municipal, essa estrutura pode viabilizar um sistema colaborativo que prevê a utilização dessas câmeras de segurança para ajudar tutores a encontrar seus animais de estimação perdidos.
Segundo o texto, o Executivo fica autorizado a colocar placas informativas com QR-Code nas localidades onde estão instaladas as câmeras de segurança. Qualquer pessoa que perca ou localize um animal perdido pode se dirigir ao totem, escanear o QR-Code que leva direto para o site da prefeitura.
Na página oficial basta cadastrar o nome do tutor e do pet, fotos e descrição de onde o animal foi visto pela última vez. Quem localizar um animal perdido pode fazer o mesmo caminho inserindo a localização e os dados para contato. Com as informações no sistema, o CCO, que já monitora corriqueiramente as imagens das câmeras de segurança, pode auxiliar nas buscas.
“Por todos os dias, são notificados em meu gabinete ou em minhas redes sociais, e até mesmo na ONG SOS Cidadania Animal, pedidos desesperados de ajuda para encontrar animais perdidos. Uma saída para auxiliar nessa busca é um sistema colaborativo com as câmeras de segurança já existentes na cidade”, afirmou Ubiratan Figueiredo. O autor do projeto ainda argumenta que “é uma ajuda de simples implementação, visto que a estrutura e o recurso pessoal já são disponibilizados.”