São Caetano realiza 2º Encontro Pedagógico da Educação Infantil
Tendo como tema “O Encantamento como Essência da Prática”, evento aconteceu neste sábado, no Cecape
- Data: 03/08/2016 13:08
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
2º Encontro Pedagógico e Cultural da Educação Infantil de São Caetano
Crédito:Eric Romero/PMSCS
Com o tema “O Encantamento como Essência da Prática”, a Prefeitura de São Caetano do Sul realizou neste sábado (6/8) o 2º Encontro Pedagógico e Cultural da Educação Infantil, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape). O evento contou com a presença de centenas de educadores da rede municipal, que tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de sua atuação profissional, conheceram um pouco mais do trabalho realizado pelos colegas das escolas municipais e participaram de oficinas temáticas.
O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, foi representado no evento pela secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli. “A qualidade de nossa rede de ensino melhorou muito nos últimos anos, graças ao apoio do prefeito a todos os projetos que trazem benefícios a nossos alunos. Por conta deste suporte da administração e da dedicação de nossos educadores, a cidade vem conquistando índices educacionais expressivos e diversos prêmios de excelência”, destacou a educadora.
O Encontro Pedagógico foi aberto com a palestra de Emília Cipriano Sanches, doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fundadora do Instituto Aprender a Ser, a especialista falou sobre o tema “Encantamento com a Criança e Reencantamento do Educador” e emocionou o público com sua defesa apaixonada do papel fundamental dos profissionais da Educação Infantil na formação dos estudantes.
“Os educadores da infância têm um papel decisivo na vida dos alunos. Nós vamos marcar suas vidas para sempre”, afirmou a palestrante, que desafiou os educadores a retomarem o encantamento com a profissão. Para Emília Cipriano Sanches, é preciso que os professores acreditem em sua prática. “Nós ensinamos para as crianças aquilo que somos. Não é possível ensinar para outra pessoa uma verdade na qual não acreditamos, que fique apenas no discurso.”
A professora Sônia Maria dos Santos, que há 33 anos trabalha na rede municipal, se disse tocada pelas palavras da convidada. “Eu senti uma empatia muito grande. A palestra foi exatamente o que nós educadores esperávamos. O que a doutora Emília ensinou vai servir para nossa reflexão como profissionais e será interiorizado em nossa prática. Na rede de Educação de São Caetano a gente vê evolução a cada ano, com os profissionais comprometidos em melhorar continuamente. Quando trabalhamos com crianças temos de dar sempre o nosso máximo”, ressaltou a professora da EMI Maria D’Agostini.
EXPOSIÇÃO – O 2º Encontro Pedagógico e Cultural da Educação Infantil foi organizado pela equipe de apoio pedagógico da Educação Infantil de São Caetano, coordenada por Hélida Paolini. “Os professores e escolas ficaram satisfeitos com o evento, que atingiu o objetivo de encantar os educadores para suas práticas. É importante salientar que esse sucesso só foi possível graças à colaboração de todas as escolas, que se empenharam muito”, concluiu a educadora.
As 41 escolas de Educação Infantil de São Caetano realizaram uma exposição no Cecape. Foram montados estandes mostrando um pouco do dia-a-dia das unidades, com temas diversificados e muitos exemplos das práticas pedagógicas que tornaram as escolas da cidade reconhecidas em todo o País por sua qualidade. As ações para a inclusão de crianças com deficiência na rede regular também receberam um estande especial.
A criatividade dos educadores de São Caetano e seu carinho com os alunos estavam claros em cada um dos estantes, frutos da dedicação de centenas de profissionais. E este olhar diferenciado para as crianças da rede municipal vai muito além dos professores em sala de aula: a merendeira Rosangela Cristina dos Anjos, da EMi Thereza Coan Fiorotti, participou do Encontro Pedagógico no estande que teve como tema a alimentação escolar. “Eu sempre gostei de trabalhar com crianças. O sorriso delas ao comer os alimentos que a gente prepara diz tudo. É amor.”
OFICINAS – Além de conhecer as práticas de seus colegas da rede municipal, os educadores de São Caetano também participaram de oficinas temáticas: A Música para Crianças Bem Pequenas, com Célio Colella; Como Fotografar Melhor para Documentação Pedagógica, com André Carrieri; Arte com Crianças da Educação Infantil, com Denise Nalini; O Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas e Socioemocionais por Meio de Jogos e Mediação na Educação Infantil, com Angélica do Carmo da Silva Chico; Projetos em Ciências Naturais, com Marta Marcondes; e Tintas Naturais para a Educação Infantil, com Suzana Macedo Soares.
“Nossa intenção é realizar cada vez mais eventos como esse para nossos educadores, trazendo profissionais consagrados para darem sua contribuição à rede municipal de São Caetano. Eu tenho uma neta na Educação Infantil pública da cidade porque conheço e acredito no trabalho realizado em nossas escolas”, concluiu a secretária Ivone Braido Voltarelli.
APIs – Trabalhando o tema O Encantamento Como Essência da Prática, a Prefeitura de São Caetano realiza nesta quinta-feira (11/8) o 1º Encontro das Auxiliares de Primeira Infância (APIs) da rede municipal de ensino. O aprimoramento inédito da categoria ocorre no Cecape (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.