Etecs e Fatecs expõem altares do ‘Día de Muertos’ em São Paulo
Serão apresentados projetos da Etec Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera, de Santana de Parnaíba, e das Fatecs Barueri, Itu e Ipiranga, da Capital
- Data: 04/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Mexicanos acreditam que
Crédito:Freepik
A partir deste sábado (5), professores e estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais expõem no Memorial da América Latina, na Capital, os trabalhos finalistas do terceiro Concurso Cultural Altar Día de Muertos. O público pode conferir a mostra até 11 de novembro, com entrada gratuita. O concurso é fruto da parceria entre Centro Paula Souza (CPS) com o Consulado General de México en Sao Paulo.
O desafio de montar altares dedicados a pessoas que já faleceram, um hábito dos mexicanos durante uma de suas mais tradicionais comemorações, foi proposto a professores e alunos de todas as Etecs e Fatecs do Estado. Dos 70 grupos inscritos, 5 foram selecionados. Os times finalistas montaram os projetos e fizeram uma exposição dos conceitos e ideias por trás de cada obra para um júri que incluiu representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) e da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.
Serão expostos altares da Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, de Santana de Parnaíba, e das Fatecs Barueri, Itu e Ipiranga (Capital).
“O concurso promove um espaço para o desenvolvimento de competências interculturais ao colocar os estudantes em contato com as práticas culturais do México, por meio da pesquisa sobre a efeméride de Día de Muertos e da construção desses altares, que são ricos em simbologia”, afirma a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis. “É uma grande alegria, depois desses dois longos anos de atividades suspensas com o Consulado do México, retomar o Concurso Cultural Altar Día de Muertos.”
Día de Muertos
O desafio cultural foi um tributo ao Día de Muertos, celebração da tradição mexicana, realizada anualmente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Nesse período são construídos altares com ornamentos, retratos, comidas e objetos. Os mexicanos acreditam que, com o ritual, as almas retornam para o mundo dos vivos e participam das festas. Considerada uma das tradições mais representativas da cultura mexicana, a celebração foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.
Serviço
Exposição de Altares
Quando: dias 5 e 6 de novembro, das 9 às 20 horas | dia 7 de novembro, fechado | dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10 às 17 horas | dias 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20 horas
Onde: Galeria Marta Traba – Portões 2 e 5 do Memorial da América Latina
Valor: Gratuito