Parque Ibirapuera conta com programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Música no Parque, apresentação do Coro Luther King no Planetário Ibirapuera e programação especial no Museu Afro Brasil são algumas das atrações previstas para o período

  • Data: 03/11/2022 14:11
  • Alterado: 03/11/2022 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Urbia
Parque Ibirapuera conta com programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Crédito:Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Você está em:

Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, vai trazer uma programação especial a fim de valorizar a cultura negra, bem como promover a inclusão e a conscientização sobre os problemas gerados pelo racismo, ainda muito presente, no Brasil. Vale ressaltar que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e uma das figuras mais importantes da luta contra o racismo no país.

Entre algumas das ações estão: homenagens e apresentações de artistas negros por meio do programa Música no Parque, da Escola de Música do Parque Ibirapuera, exibição do Coro Luther King no Planetário Ibirapuera e programação especial do Museu Afro Brasil. Confira abaixo:

Música no Parque

Entre os dias 6 e 20 de novembro, a Escola de Música do Parque Ibirapuera, por meio do “Projeto Música no Parque”, desenvolvido pela Urbia, preparou apresentações especiais, sempre aos finais de semana, para celebrar o Mês da Consciência Negra.

Neste domingo (6), os alunos do Grupo Vocal da Escola de Música do Parque Ibirapuera, ao lado da cantora Amanda Maria, interpretarão o musical chamado Orfeu da Conceição, escrita por Vinicius de Moraes como uma homenagem à população negra do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Além de celebrar o Dia da Consciência Negra, a ideia da apresentação é lembrar a importância da presença negra em todos os palcos e situações da vida, mantendo sua beleza musical e poética. O evento será realizado no Auditório Ibirapuera, às 16h.

Coro Luther King no Planetário Ibirapuera

O Planetário Ibirapuera será palco de uma apresentação do Coro Luther King, na sexta-feira, 18 de novembro, às 21h. O evento faz parte do programa “Sons do Espaço”, idealizado pela Urbia, gestora do local, que tem o objetivo de integrar a arte e a cultura com toda a transversalidade da ciência em uma experiência imersiva no Planetário. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Urbia Pass, e custam entre R$35 (meia entrada) e R$ 70 (inteira).

O espetáculo musical homenageará o músico Gilberto Gil e o físico Mario Novello. Arte e ciência irão se misturar na cúpula do Planetário Ibirapuera, onde serão apresentadas as obras “El Fuego” de Mateo Flecha el Viejo; “Estrela”, “Se eu Quiser Falar com Deus” e “Lamento Sertanejo” de Gilberto Gil; e os tradicionais indígenas “Araruna” e “Wahanararae”.

Com duração aproximada de 40 minutos, o evento contará ainda com a presença do Bar Vista, no hall do Planetário, que venderá bebidas aos visitantes trinta minutos antes do início da sessão.

Museu Afro Brasil

Com um acervo composto por cerca de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, que retratam a perspectiva negra e afro-brasileira na história, formação do patrimônio e cultura nacional, o Museu Afro Brasil realizará neste sábado (5), a partir das 11h, o lançamento dos catálogos das exposições realizadas no 1º semestre, em comemoração ao Aniversário de São Paulo e ao Centenário da Semana de Arte Moderna: Arqueologia Amorosa de São Paulo; Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade; A Volta do Baile da Spam de Lasar Segall e Esse Extraordinário Mário de Andrade.

O evento terá a participação de artistas, autores, curadores, equipe e amigos do Museu Afro Brasil para uma homenagem a Emanoel Araujo (1940-2022), fundador da instituição e curador das exposições que deram origem aos catálogos.

Ainda no sábado (5), a partir das 12h, o Museu Afro Brasil inaugura a mostra Tributo a Emanoel Araujo, que ficará em cartaz entre os meses de novembro e dezembro de 2022, no Hall do Piso Térreo do MAB, e a Instalação MIS em Cena — Grandes Personalidades Negras, que conta com participação de grafiteiros da periferia para a produção de exposição coletiva, em parceria com o Museu Afro Brasil.

Vale salientar que os trabalhos produzidos pelos grafiteiros, durante a ação realizada em 17 de setembro na área externa do MAB, também serão exibidos em diversos polos culturais da capital e Grande São Paulo a partir desta data.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados