Falando de Transportes e Transportadoras – Descarbonizando
A Scania e a Raízen, empresa integrada de energia, firmaram uma parceria que viabilizará o fornecimento de biometano para utilização na operação industrial da fabricante de veículos pesados em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2024. O contrato estabelece o fornecimento médio de 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, volume que representa […]
- Data: 01/11/2022 21:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Fábrica da Scania em São Bernardo do Campo/SP
Crédito:Divulgação
A Scania e a Raízen, empresa integrada de energia, firmaram uma parceria que viabilizará o fornecimento de biometano para utilização na operação industrial da fabricante de veículos pesados em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2024.
O contrato estabelece o fornecimento médio de 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, volume que representa 100% do consumo da fábrica da Scania. A medida é uma das ações que a empresa sueca tem adotado para cumprir suas metas de descarbonização.
Ainda pouco disseminado no Brasil, o biometano é um combustível renovável derivado do refinamento e processamento do biogás – composto pelos gases metano (de 50% a 70%) e dióxido de carbono (30% a 50%), produzido a partir de resíduos orgânicos decompostos por bactérias em biodigestores. Obtido a partir de um processo de purificação, com a retirada de gás sulfídrico, dióxido de carbono e umidade (vapor de água) do biogás, o biometano tem a mesma especificação do gás natural e poder de combustão maior que o biogás.
Biocombustível com comportamento semelhante ao GNV (gás natural), o biometano pode ser utilizado em substituição aos combustíveis fósseis.