Balanço da Brock – 31/10/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 31/10/2022 17:10
- Alterado: 31/10/2022 17:10
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
O Lula tá on
Na nona eleição presidencial pós redemocratização do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, do PT, venceu na noite de ontem, 30 de outubro, com 50,9% dos votos válidos, 60.345.999 votos, as eleições presidenciais do Brasil, derrotando o candidato Jair Bolsonaro, que buscava se reeleger presidente. Bolsonaro teve 49,1% dos votos válidos, ou seja, 58.206.354 votos. Brancos e nulos foram 5.700.443 votos.
Embora com um resultado extremamente apertado, é a primeira vez que um presidente no Brasil não consegue se reeleger pós-redemocratização. Lula irá presidir o Brasil pela terceira vez. Ele ganhou em 13 dos 26 estados da União no segundo turno. O Amapá foi único Estado brasileiro em que Lula ganhou no primeiro turno e perdeu no segundo. Os demais ele se manteve.
Discurso
Na avenida Paulista, onde milhares de simpatizantes foram festejar, Lula falou “que foi a campanha mais difícil que ele fez na vida e que não foi a campanha de um homem contra o outro, de um partido contra o outro partido, mas sim a campanha de um conjunto de pessoas que amam a liberdade e a democracia contra o autoritarismo”
Bolsonaro tá off
É uma tradição tida como um costume diplomático no país o candidato perdedor fazer uma ligação telefônica para o ganhador para desejar um bom governo. Mas Bolsonaro se isolou desde que as urnas foram fechadas. Nem com seus aliados políticos ele quis conversar. Não veio à público agradecer seus eleitores. Não desejou um bom governo para o presidente Lula. Por volta das 16 horas de hoje, aliados políticos de Bolsonaro tentavam ainda fazer com que o presidente se manifeste ainda hoje sobre o resultado das eleições.
Em nome do pai
Flavio Bolsonaro, deputado federal reeleito, se manifestou quase após 20 horas de encerramento das urnas que deram Lula como vencedor, no lugar de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. Disse em nota: Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida. Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil. Deus no comando! Bolsonaro segue em silêncio.
Tarcísio vence em São Paulo
O candidato bolsonarista ao governo de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, venceu ontem as eleições para governador de São Paulo, derrotando o candidato petista Fernando Haddad.
Tarcísio, do Republicanos, atingiu 55,34% dos votos válidos, ou seja, 13.480.190 votos. Haddad recebeu 44,73% dos votos válidos e somou 10.909.100 votos.
Tarcísio tá on, Haddad também
Logo após o resultado oficial das eleições, Fernando Haddad afirmou que telefonou para Tarcísio para lhe desejar um ótimo governo e dizer que ele terá muitos desafios em São Paulo. Tarcísio recebeu a imprensa em um hotel em São Paulo ao lado de aliados políticos como o ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD, além de diversos deputados. No segundo turno Tarcísio teve a adesão do PSDB, MDB, União Brasil e Podemos à sua campanha. O governador Rodrigo Garcia anunciou seu apoio à candidatura de Tarcísio antes mesmo de seu partido, o PSDB, se manifestar, o que gerou a saída de três secretários estaduais do governo: Rodrigo Maia, Laura Muller e Zeina Latif.
Transição
O apoio de Rodrigo Garcia deverá facilitar o processo de transição que já foi dado início hoje no governo. Hoje logo pela manhã o atual governador indicou Marcos Penido, secretário de Governo, para coordenar o processo de transição. Já o governador eleito, Tarcísio de Freitas, nomeou o empresário Guilherme Afif Domingos. Affif foi assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes e responsável pelo Plano de Governo de Tarcísio.
Penido deverá fornecer dados da atual administração, detalhes do orçamento e das obras em andamento, assim como todos os programas. Garcia afirmou que fará uma transição “com transparência”. Hoje pela manhã Tarcísio afirmou que pretende tirar uns dias para descansar.
Prefeitos se manifestam
O prefeito Orlando Morando esteve com o candidato a governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas, para gravar um vídeo e desejar sucesso ao governador. Tarcísio agradeceu e Orlando terminou a fala dizendo: “São Paulo em boas mãos, sucesso!” Orlando não comentou a vitória de Lula. Inimigo histórico do PT, Orlando apoiou no primeiro turno o governador Rodrigo Garcia, do PSDB e no segundo turno apoiou Tarcísio de Freitas. Embora declarando discordar de algumas atitudes de Bolsonaro, Orlando manifestou apoio ao atual presidente na última semana de campanha. Sua atitude foi vista como um ato anti-PT.
Em São Bernardo, ontem, Lula foi o mais votado. Ele recebeu 262.223 votos contra 224.929 de Jair Bolsonaro.
Mensagens
Os prefeitos Paulo Serra, de Santo André, e José Auricchio Junior, de São Caetano, publicaram mensagens em suas redes sociais de parabéns e desejos de sucesso aos eleitos Tarcísio de Freitas e Lula.
Na Paulista
Muito feliz, o prefeito de Diadema, José de Fillipi, foi comemorar na avenida Paulista o resultado das urnas que consagrou Lula como futuro presidente do Brasil. Fillipi acompanhou Lula em São Bernardo na ida do candidato ao colégio votar. “Pusemos fim a uma escalada de fascismo e agressão aos direitos humanos”, declarou o prefeito.