Blitz do Ipem no ABC autua 38 caminhoneiros

IPEM-SP autua 25% dos motoristas com irregularidades nos tacógrafos durante fiscalização no Rodoanel Mario Covas. Multas podem chegar a R$ 1,5 milhão

  • Data: 24/06/2016 11:06
  • Alterado: 24/06/2016 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: IPEM-SP
Blitz do Ipem no ABC autua 38 caminhoneiros

Crédito:IPEM-SP

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O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou blitz em cronotacógrafos e veículos transportadores de produtos perigosos em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária e a Concessionária SPMar, nesta quinta-feira, 23 de junho, no Rodoanel Mario Covas (SP 021), km 67 + 800 metros (Norte), na região do ABC Paulista.

As equipes da fiscalização de cronotacógrafos verificaram 155 veículos, emitiram 38 autos de infração (25%), sendo 17 devido à falta de verificação metrológica do instrumento e 21 com o certificado de verificação vencido.

No caso da fiscalização em veículos transportadores de produtos perigosos, as equipes analisaram 26 veículos e não foram encontradas irregularidades.

A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

Nos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

A operação especial integra conjunto de ações da autarquia que acontecem em todo o Estado, com a finalidade de identificar, no caso dos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como tacógrafos, se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-SP, que é válido pelo período de dois anos.

Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

Em 2015, em diversas regiões do Estado, o IPEM-SP fiscalizou 27.677 mil veículos, sendo 11,82% autuados por irregularidades. A categoria de cargas em geral, proporcionalmente às demais categorias, foi a que apresentou maior índice de autuação, com 10,24% no período. Em seguida, a categoria de ônibus somou 1,03% das autuações; os produtos perigosos foram os terceiros mais autuados, com 0,42%; e os veículos de transporte escolar, com 0,14% de autuações por irregularidades.

COMO FUNCIONA O TACÓGRAFO
O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.

Os ensaios metrológicos são enviados para que o IPEM-SP faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

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  • Data: 24/06/2016 11:06
  • Alterado:24/06/2016 11:06
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  • Fonte: IPEM-SP









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