Temperatura pode baixar ainda mais na região

São Bernardo registrou 5ºC nessa madrugada. A previsão é de baixar ainda mais a temperatura até a próxima segunda-feira (13). Cidade tem frio mais intenso para junho em 22 anos

  • Data: 10/06/2016 13:06
  • Alterado: 10/06/2016 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Inmet
Temperatura pode baixar ainda mais na região

Crédito:

Você está em:

As regiões Sul e Sudeste do país já têm registrado baixas temperaturas nos últimos dias, e o frio atingiu também a região Centro-Oeste. A previsão para a região central é de que a mínima chegue a 4ºC e a máxima 35ºC, além de chuvas em áreas isoladas.

Para hoje (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínima de -5ºC e máxima de 21ºC para a Região Sul e mínima de -1ºC, com máxima de 30ºC, para a Região Sudeste. No Sul do país, estão previstas geadas. Também há risco potencial de ocorrer geada nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Segundo o meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, o frio continuará nos próximos dias. “Estamos sob influência de uma massa de ar polar que está se dissipando para o oceano, mas após a atuação desta, logo chega uma outra, intensificando o frio. Essa nova massa de ar polar traz nebulosidade para o Centro-Oeste e geadas para as regiões Sul e Sudeste”, disse.

Neste fim de semana uma nova massa de ar polar chega ao estado e reforça o frio. As temperaturas devem ficar ainda mais baixas, inclusive durante a tarde. E não é só em São Paulo, mas em geral todo o centro-sul do Brasil está com temperaturas muito baixas e vai esfriar mais. Até o dia 13 de junho, muitas cidades do Sul, de São Paulo e do Sul de Minas podem ter geada. Há possibilidade da formação de nevoeiro nos próximos dias, por causa do resfriamento.

LA NIÑA
O meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, explicou que, com a aproximação do inverno, é comum a ocorrência de massa de ar polar na Região Sul do país, nesta época do ano. Só que ela está mais fria, fazendo cair a temperatura até abaixo de zero, inclusive oferecendo condição para ocorrência de neve, por causa do fenômeno climático conhecido como La Niña (esfriamento das equatoriais do Oceano Pacífico) ter sido mais forte este ano.

Compartilhar:

  • Data: 10/06/2016 01:06
  • Alterado:10/06/2016 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Inmet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados