São Caetano participa da OBMEP 2016
Em 2015 os alunos do Ciclo II de São Caetano participaram com destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
- Data: 08/06/2016 09:06
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Estudantes de São Caetano participam da OBMEP 2016
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
Alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental de diversas escolas municipais de São Caetano do Sul participaram, nesta terça-feira (7/6), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016). A rede de Educação da cidade tem um grande histórico de sucesso nesta e em outras olimpíadas científicas: apenas na OBMEP 2015 foram 116 alunos premiados na cidade – eles conquistaram uma medalha de ouro, oito de prata, dez de bronze e 97 menções honrosas entre os quase 18 milhões de alunos participantes de todo o País.
A secretária de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, destacou o papel das olimpíadas científicas na motivação dos estudantes. “Participar destas atividades é importante porque é um desafio novo para os alunos enfrentarem. Isso faz com que eles tenham mais empenho e dedicação nos estudos, favorecendo a aprendizagem. É uma disputa saudável, que abre portas e mostra novos caminhos aos jovens”.
O jovem Bruno Lopes Paulino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Eda Mantoanelli, teve a honra de ser o único medalhista de ouro da cidade em 2015. “Fiquei muito feliz quando conquistei o ouro. Antes da segunda fase da OBMEP do ano passado eu participei do grupo de estudos de Matemática aqui da escola”, explicou. Medalhista de prata, Bruna Letícia Laino da Silva acredita que a competição fez com que os alunos gostassem mais de estudar Matemática. “Foi muito legal participar.”
O professor Rony Rezende Duarte, um dos sete educadores da cidade premiados graças ao ótimo desempenho dos alunos na OBMEP 2015, compartilha da visão da aluna. “Nosso grande desejo é motivar os alunos a gostarem da Matemática. Quando um estudante ganha uma medalha na OBMEP ele se torna um exemplo para os outros, faz os colegas se motivarem mais”. Ele lembrou que todos os estudantes são convidados a participar dos grupos de estudos. “No contraturno das aulas a gente resolve questões de provas antigas e exercícios sugeridos pelos organizadores da competição.”
ORGULHO – O desempenho dos alunos nas olimpíadas científicas é motivo de orgulho para colegas, educadores e familiares. “Para os alunos, se verem entre os melhores de todo o País é uma prova de seu potencial. Isso os motiva, faz com que eles tenham sonhos maiores”, afirmou Rosangela Tonoli de la Vega, coordenadora de Matemática da EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli e uma das professoras premiadas na OBMEP de 2014.
Vinícius Santana Moraes, 14 anos, foi um dos estudantes a melhorar seu desempenho escolar após participar pela primeira vez da OBMEP – ele foi premiado com menção honrosa nas três competições que disputou. “Eu sempre tive facilidade com Matemática, mas participar das olimpíadas me ajudou a estudar mais. Meu objetivo é conquistar uma medalha”, informou o morador do Bairro Prosperidade, que pretende se tornar engenheiro civil.
A diretora da EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli, Adriana Maria Putini Assi, ressaltou que um ex-aluno da escola, ganhador de duas medalhas de ouro e uma de prata na OBMEP, conseguiu uma das disputadíssimas vagas para estudar Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Acredito que as olimpíadas científicas têm o papel de valorizar o que cada aluno pode conquistar quando se dedica aos estudos. Quando não motivamos os estudantes eles se acomodam.”
Os alunos premiados nas olimpíadas científicas contam com a admiração dos colegas e, como não poderia ser diferente, o orgulho ilimitado de suas famílias. Larissa Jorge Vilela, 12 anos, conquistou a medalha de bronze na OBMEP 2015, para festa dos parentes. “Minha mãe ficou muito feliz. Quando fui para a segunda fase da prova ela colocou a informação no grupo da família no Whatsapp. Aí, quando ganhei a medalha, ela contou para todos os amigos”, narrou a orgulhosa jovem.
“Esse ótimo desempenho de nossos jovens, com 116 premiações na OBMEP e dezenas outras nas demais olimpíadas científicas, só foi possível graças à dedicação de todos os educadores da rede municipal”, concluiu a secretária de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli. Confira a lista dos alunos de São Caetano que conquistaram medalhas na OBMEP 2015:
OURO
Bruno Lopes Paulino – EMEF Profª Eda Mantoanelli
PRATA
Alex Ken Todo Simoni – EME Profª Alcina Dantas Feijão
Antonio Nunzio Nocera Neto – EME Profª Alcina Dantas Feijão
Bruna Letícia Laino da Silva – EMEF Profª Eda Mantoanelli
Bruna Ramos Sandoval Braga – EMEF Profº Rosalvito Cobra
João Vitor Sartori Coqueto – EMEF Luiz Olinto Tortorello
Kevyn Batista de Andrade – EMEF Senador Fláquer
Thiago Yuiti Tomaru – EMEF Ângelo Raphael Pellegrino
Willian de Paula Costa – EMEF Oswaldo Samuel Massei
BRONZE
Carlos Paes Oliveira Neto – EMEF Luiz Olinto Tortorello
Diego Silvério Lázaro – EMEF Bartolomeu Bueno da Silva
Eloisa Lima Souza – EMEF Oswaldo Samuel Massei
Guilherme Genvan De Sá – EMEF 28 de Julho
Helena Bago Taraborelli – EMEF 28 de Julho
Larissa Jorge Vilela – EMEF Profª Eda Mantoanelli
Letícia dos Santos de Araújo – EMEF Senador Flaquer
Lucas Henrique dos Santos Rodrigues – EME Profª Alcina Dantas Feijão
Michel Sousa Soares – EMEF Bartolomeu Bueno da Silva
Rafael José Silva Coelho – EMEF 28 de Julho