Diadema leva educação alimentar para restaurantes e refeitórios públicos
A Semana da Alimentação reflete sobre a fome e o direito humano à nutrição com regularidade e qualidade
- Data: 23/10/2022 10:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema leva educação alimentar para restaurantes e refeitórios públicos
Crédito:Mauro Pedroso
A Secretaria de Segurança Alimentar começou trabalho de conscientização alimentar nos restaurantes populares Campanário e Serraria e nos dez refeitórios da Prefeitura utilizados pelos servidores públicos para as refeições.
A Ação Educacional Alimentar e Nutricional foi lançada na Semana da Alimentação, que está acontecendo no Município, desde o dia 17 de outubro, e que se encerra na próxima segunda-feira. A Semana reflete sobre a fome e o direito humano à nutrição com regularidade e qualidade.
“A atividades nos dois restaurantes e refeitórios públicos é mais um passo que a Prefeitura está dando para despertar nos moradores de Diadema a importância da alimentação saudável e como aproveitar os alimentos de forma adequada. Esse trabalho vem desde 2002 e junto com ele está o combate à fome, principalmente, quando mais de 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer e esse problema, também, afeta a nossa cidade”, argumenta o responsável pela pasta Gel Antônio.
Não ao desperdício – Para trabalhar a ação educacional foi escolhido o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Com o objetivo de facilitar a comunicação sobre o assunto, junto ao público alvo, a SESA tem utilizado o contato direto com os frequentadores dos locais e feito a distribuição de folhetos explicativos.
No Restaurante Popular do Campanário, na última quarta-feira, a sobremesa servida, no almoço, chamou a atenção dos que foram até a unidade. Foi servido um saboroso doce de abóbora, feito com a polpa e a casca, numa demonstração que muitas frutas, verduras e legumes podem ser utilizadas na sua totalidade.
Durante o almoço, ainda, uma mesa com talos, folhas e sementes foi colocada na entrada do restaurante e a equipe do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) explicavam aos presentes com aproveitar os alimentos de forma integral.
Por meio do Banco de Alimentos a Secretaria de Segurança Alimentar também orienta beneficiários do Programa como evitar o desperdício. Isso ocorre em encontros, previamente marcados, que acontecem nas associações e entidades parceiras dos Banco.