Prefeitura inicia reforma do Centro de Memória
Revitalização do Centro de Memória auxilia a preservar o acervo histórico de Diadema
- Data: 25/06/2015 17:06
- Alterado: 25/06/2015 17:06
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:
A Prefeitura de Diadema está revitalizando o Centro de Memória do município. A casa de valor histórico, no centro da cidade, onde o espaço funciona desde o ano de 2003, será toda recuperada, ganhando telhado novo, parte hidráulica e elétrica renovada, trincas e rachaduras de paredes reconstituídas, assim como paisagismo e implantação de ar condicionado e sistema de segurança que previne contra incêndio.
A reforma custará R$ 976 mil e será concluída em setembro próximo. Ela foi viabilizada por meio de outorga onerosa, instrumento jurídico que incentiva o desenvolvimento urbano e possibilita construir acima do limite do zoneamento permitido.
“Em Diadema o Plano Diretor nos dá essa permissão e, por isso, foi possível fazer a revitalização”, ressalta o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Monteiro. Ele explica que com as dificuldades financeiras que o município vem passando sem a outorga onerosa, o Centro de Memória demoraria mais tempo para receber o benefício.
Além das melhorias já citadas a revitalização buscará preservar, se possível, o conceito original da casa, construída nos anos trinta. Depois de algumas reformas, a última foi em 2003, a residência perdeu parte de sua originalidade, hoje impossível de ser restabelecida. “Mesmo assim muitas coisas serão reconstituídas e preservadas”, revela o presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema (CONDEPAD), Luiz Hermínio Puntel de Oliveira.
Do telhado, todo o madeiramento será aproveitado e as velhas telhas, tipo francesa, serão substituídas por outras de igual modelo. O piso de madeira instalado sobre o primeiro pavimento será recuperado, assim como toda a parte de calha e beiral. Também será feita a troca do forro, que antes era de estuque, e que agora ganhará material mais leve e de padronagem bem parecida como o que foi aplicada na construção inicial.
Ainda serão realizados reparos em azulejos e pisos cerâmicos, efetuado restauro de escadas e balaústres, e realizada pintura e impermeabilização de áreas internas e externas. Uma gruta de pedra que fica no local e que acolhe uma imagem de Nossa Senhora será reconstituída, assim como floreiras e faixas decorativas que circundam as paredes externas.
Outra coisa que chama atenção na casa é o jardim. Como o lugar era uma chácara, ainda existe vegetação remanescente. São mais de 100 espécies, entre elas jabuticabeiras, amoreiras, paineiras leque, sibipirunas e seringueiras. O jardim receberá tratamento paisagístico e todo ecossistema será identificado com placas indicando a origem, o nome popular e científico da planta. Além da regularização do piso externo, o local terá rampas e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, guarita de acesso e sinalização.
Para o secretário de Cultura, Gilberto Moura, a revitalização dará nova dinâmica ao espaço. “Pela primeira vez estamos fazendo uma obra de reforma que possibilitará o funcionamento adequado do Centro de Memória. Com as melhorias implantadas, o órgão histórico ganhará mais condições para sediar atividades culturais, de exposições e pesquisas. Além disso, sua recuperação é um ganho para a cidade porque estamos preservando a memória”, afirma.
Acompanhamento PRÓIPHAC – Toda a revitalização do Centro de Memória de Diadema é monitorada pelo Grupo de Estudos dos Bens Culturais de Diadema – PRÓIPHAC. Desde o início das tratativas para a reformulação do espaço, até a sua conclusão, os integrantes do PRÓIPHAC vêm acompanhando a execução da obra.
A ação do grupo tem interface com o trabalho do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema (CONDEPAD), que também visa o resgate e permanência da memória local.
O trabalho conjunto, entre os dois órgãos históricos, tem trazido bons dividendos. Além do Centro de Memória, o trabalho conjunto evitou que outros três imóveis perdessem os seus interesses históricos e até desaparecessem. Uma é a Casa de Pedra, no Taboão, e os outros dois são a Capela do Colégio dos Padres Xaverianos e Casa do Professor Evandro, na região do Centro. Os referidos imóveis sofreram mudanças ligadas à utilização inicial em que eles foram edificados, mas graças às intervenções dos dois órgãos eles foram preservados.
O PRÓIPHAC existe há três anos, mas sua regulamentação ocorreu o ano passado com a criação da Lei Municipal 3469. O grupo é formado por técnicos das secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Habitação e Desenvolvimento Urbano e seu papel, entre outras coisas, é instituir o inventário de bens culturais do município e também estabelece procedimentos para a análise especial dos imóveis de interesse paisagístico, histórico, artístico e cultural.
HISTÓRIA – O Centro de Memória de Diadema funciona na casa que pertenceu ao português Alberto Simões Moreira. Em 1927, quando o município ainda era a Vila Conceição e pertencia a São Bernardo do Campo, ele adquiriu uma chácara e lá construiu a casa sede. Com o passar dos anos, a chácara foi loteada e, na década de 50, Simões doou a casa sede e seu entorno para a que Congregação das Irmãs Oblatas do Espírito Santo implantasse uma entidade assistencial para abrigar meninas sem família.
No local funcionou ainda o primeiro colégio de Diadema, o Helena Guerra, e, nos anos setenta, quando ele encerrou as atividades, a prefeitura desapropriou a área e nela instalou o Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Em 2003, passa a funcionar o Centro de Memória de Diadema.
SERVIÇO:
-Durante as obras, o Centro de Memória de Diadema vai continuar atendendo no mesmo endereço (avenida Alda nº 255, Centro), mas ocupando, provisoriamente, parte das dependências do Centro de Formação Musical Olímpio Martins.
-De terça a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 9h às 15h;
-Telefone 4043-0700
Tempo em Diadema para amanhã
27/12
Nublado com chuva forte durante o dia. À noite, chuva diminui de intensidade, mas não para
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Diadema
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Diadema
Probabilidade: 100%
Quantidade: 26mm
Ventos em
Diadema
Velocidade: 9km/h