A Pintura expressionista de Jairo Costa
No próximo sábado, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da Editora Estranhos Atratores (Bar e Galeria MORTAL), localizado em Santo André, será realizada a vernissage da primeira exposição individual de Jairo Costa, que também é escritor, editor e ativista cultural na região do ABC paulista. A exposição, que contará com aproximadamente 10 obras, […]
- Data: 02/06/2016 17:06
- Alterado: 02/06/2016 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Izabel Bueno
Crédito:
No próximo sábado, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da Editora Estranhos Atratores (Bar e Galeria MORTAL), localizado em Santo André, será realizada a vernissage da primeira exposição individual de Jairo Costa, que também é escritor, editor e ativista cultural na região do ABC paulista.
A exposição, que contará com aproximadamente 10 obras, reúne uma pequena mostra dos trabalhos desenvolvidos por Costa ao longo da última década.
O artista, que se identifica com a escola expressionista, nascida na Alemanha no início do século passado, define suas telas como imagens denúncia, onde tenta retratar o horror diário da condição humana.
Segundo Costa, suas pinturas, cheias de expressões bizarras, fortes e inquietantes, são o mais fiel retrato dos tempos em que vivemos, com “muita ultraviolência, hipocrisia, falsidade e cinismo”.
Costa afirma que pratica a pintura já há muitos anos e que desde criança se interessa por arte. “Ao longo dos anos, sempre pintei para minha esposa e meus filhos, todos os quadros são dedicados a algum deles. Hoje, as paredes de minha casa já não comportam mais tantas telas. Inclusive, por conta disso, costumo reutilizar várias vezes a mesma tela, algumas tem até três trabalhos sobrepostos”, comenta.
Agora, de sua casa, direto para o Bar e Galeria MORTAL, suas telas finalmente podem ser apreciadas pelo público.
Jairo Costa – Jornalista, pesquisador, escritor, webmaster. É também editor da revista MORTAL, uma publicação de mídia independente que aborda cultura e ação política, dentre outros temas.
Livros do autor
* Der Golem, os cantos de Oppenheimer (Romance, 1999. Edição do autor).
*Revista “Sem Futuro” (2004/2006) Edição do autor.
* Amazônia Fantástica: mitos, lendas e mistérios da grande floresta (Ed. Bamboo, 2013).
* Licantropia, monstros, visagens e assombrações amazônicas (em produção).
* Revista “MORTAL” (Editora Estranhos Atratores, 2010/2016).
* Cidade Bowbow (Contos, inédito).
* Radical Furioso (Editora Estranhos Atratores), 2014.
* FOG – Enigmas, mistérios & mitos de Paranapia¬caba, Litoral Atlântico e Planalto Paulista (Editora Estranhos Atratores), inédito.