Orquestra Juvenil Heliópolis volta a se apresentar no Masp em outubro

Sob regência de seu maestro titular, Paulo Galvão, grupo interpreta peças de Grieg e Casadesus

  • Data: 20/10/2022 15:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Orquestra Juvenil Heliópolis volta a se apresentar no Masp em outubro

Orquestra Juvenil Heliópolis interpreta obras de Henri Casadesus e Edvard Grieg

Crédito:Priscila Corderi

Você está em:

No dia 23 de outubro, domingo, às 11h, a Orquestra Juvenil Heliópolis volta a se apresentar no palco do Auditório Masp. Sob regência de Paulo Galvão, maestro titular do grupo, é interpretado um repertório com obras de Henri Casadesus e Edvard Grieg. Com preços acessíveis, os ingressos vão de R$ 10 (meia) a R$ 20, e estão a venda na bilheteria do Masp e no site.

Abre o repertório o Concerto para Violino no Estilo de J.C. Bach, do violista francês Henri Casadesus (1879-1947). Anunciada originalmente como um “concerto perdido” de J.C. Bach (1735-1782), o Concerto para Viola em Dó Menor criou furor no mundo musical, quando supostamente descoberto, no século XX. A verdade é que J.C. Bach nunca escreveu um concerto para viola: a obra era uma engenhosa orquestração de Casadesus feita à moda de J.C. Bach. Apesar do imbróglio, a peça foi bem recebida por musicistas e amantes da música, e entrou para o repertório concertante do instrumento. Com a Orquestra Juvenil Heliópolis, quem interpreta o Concerto é o jovem Victor Enzo, bolsista e integrante do naipe de violas do grupo.

Na sequência, é apresentado um panorama da música de Peer Gynt, obra-prima do compositor norueguês Edvard Grieg (1843-1907). Escrita como música incidental para a peça de Henrik Ibsen (1828-1906), a obra fez tanto sucesso que o compositor acabou criando duas suítes para serem apresentadas nas salas de concertos. Cada uma conta episódios distintos das aventuras de Peer Gynt, e a Orquestra Juvenil Heliópolis apresenta no Masp um afresco que intercala os episódios de cada suíte, reproduzindo assim a jornada de aventuras do grande herói do folclore norueguês, em algumas das melodias mais famosas da música europeia.

Formada por 67 instrumentistas, a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) é um dos grupos mais avançados do sistema de ensino musical desenvolvido pelo Instituto Baccarelli em sua sede, em Heliópolis. Com jovens com idades entre 14 a 25 anos, a Orquestra Juvenil Heliópolis é a primeira etapa do processo de profissionalização dos instrumentistas formados na escola — depois de completar o ciclo de ensino coletivo e preparatório, os jovens passam a estudar de forma individual e integram formações instrumentais, que têm como objetivo desenvolver suas habilidades em performances coletivas. 

Parte da missão de democratização do acesso à música de concerto do Instituto Baccarelli, a Orquestra Juvenil Heliópolis se apresenta em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Centro Cultural São Paulo e MASP, entre outros. 

Compartilhar:

  • Data: 20/10/2022 03:10
  • Alterado:15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados