MAM São Paulo inicia as comemorações de 30 anos do Jardim de Esculturas

O seminário é a primeira atividade de uma extensa programação comemorativa da existência do Jardim, que em 2023 completa três décadas

  • Data: 18/10/2022 15:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: MAM São Paulo
MAM São Paulo inicia as comemorações de 30 anos do Jardim de Esculturas

Emanoel Araújo. Aranha

Crédito:Camila Dylis

Você está em:

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove o mam debate: Jardim de Esculturas – 30 anos, um encontro que propõe discussões e reflexões sobre esse espaço expositivo de visitação ao ar livre, de acesso público e gratuito. Essa é a primeira atividade de uma extensa programação comemorativa da existência do Jardim do museu, que em 2023 completa 30 anos. 

O Jardim de Esculturas do mam representa hoje a maior área de exposição do acervo do museu, e reúne 30 obras de artistas modernos e, em sua maior parte, contemporâneos. A constituição do Jardim, seus vínculos com o Parque Ibirapuera, o paisagismo e a arquitetura, bem como o programa moderno que regula parte de sua concepção serão temas abordados nas mesas, compostas por convidados dos meios acadêmico e artístico. Ao longo dos debates, também serão apresentados a dinâmica histórica e o tombamento do Parque Ibirapuera e intervenções artísticas em espaços públicos e urbanos. A programação contará, ainda, com uma fala de homenagem ao artista Emanoel Araújo (1940 – 2022) e com uma performance no espaço do Jardim. 

O seminário acontece no auditório Lina Bo Bardi e no Jardim, e será aberto ao público e gratuito, mediante inscrições no site do museu.  

Programação 

Mesa 1: O Ibirapuera, patrimônio e o jardim do Burle Marx

Das 10h30 às 12h30

Com:

Paulo Garcez, chefe da Divisão de Acervo e Curadoria do Museu Paulista e Presidente da Comissão de Pesquisa, historiador, doutor em História Social e Livre-docente pela Universidade de São Paulo.

Raquel Schenkman, arquiteta e urbanista do Departamento do Patrimônio Histórico, onde foi diretora entre 2019 e 2020, é professora do Departamento de Arte da PUC-SP e conselheira da atual gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Marta Vieira Bogéa, arquiteta urbanista, professora associada no Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e, atualmente, vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da

Universidade de São Paulo. 

Palestra: Emanoel no Parque

12h30 às 13h

Fala do curador, professor e artista visual Claudinei Roberto no Jardim sobre a obra de Emanoel Araújo (1940 – 2022). 

Atividade: Ativação no Jardim

14h30 às 15h

Performance Sementes, com o grupo Fragmentos Urbanos 

Mesa 2: Arte na cidade, espaços de compartilhamento e disputa, o contemporâneo vê o moderno

15h às 17h

Com:

Sylvia Furegatti, diretora do Museu de Artes Visuais – MAV Unicamp e representante da Unicamp junto ao Conselho Estadual dos Museus – COSISEM da Secretaria do Estado da Cultura Criativa de São Paulo

Raphael Escobar, artista visual 

Rommulo Vieira Conceição, artista visual  

Projeção de vídeo: História no Jardim

A série audiovisual é um convite ao  público para uma relação do lúdico e do brincar com as obras do Jardim, com narrações de histórias e apresentações musicais que contam com a participação de Ana Luísa Lacombe, Grupo Sementeiras e Grupo Êba.

17h

Com Ana Luísa Lacombe 

O jardim de esculturas do mam São Paulo: 30 anos

Em 1993, o Museu de Arte Moderna de São Paulo inaugurou o Jardim de Esculturas com obras de seu acervo e da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa criava um espaço único e diverso para a cidade, já acostumada com obras de arte em espaços públicos, mas que, agora, recebia uma exposição a céu aberto no parque mais visitado do país. O Jardim de Esculturas marca uma iniciativa que reavivou a coleção do mam em um espaço próprio, gratuito e de grande circulação de pessoas – uma trajetória que completa 30 anos em 2023.

O projeto paisagístico foi encomendado para o escritório do emblemático arquiteto paisagista Burle Marx. Para o Jardim do mam, Burle Marx criou uma lógica própria para a disposição dos volumes artísticos de características modernas, e combinou a paisagem, os volumes das obras e os intervalos numa fruição carregada de uma aparente informalidade das curvas, aproximando-se da arquitetura de Oscar Niemeyer ao seu redor, particularmente na marquise e na Oca.

As obras conformam um grupo heterogêneo, que mostra de forma assimétrica um recorte importante da produção tridimensional da arte contemporânea brasileira, centrada na segunda metade do século XX. Em grande parte, isso decorre de seu próprio histórico de conformação, já que algumas  das obras foram legadas de diversas bienais e outras foram sendo acrescidas à medida que o mam foi capaz de intervir no espaço. Assim, por exemplo, estão próximas obras como Exu mola de Jeep, de Mário Cravo, que participou da V Bienal de São Paulo – integrando o pavilhão Bahia de Lina Bo Bardi –, com a obra em aço de José Resende, doada ao mam pelo Itaú Cultural, que serpenteia o espaço. Em outra situação semelhante, tem-se a escultura em granito de Lélio Coluccini, A caçadora, pertencente à prefeitura de São Paulo, próxima de obras carregadas de uma racionalidade construtiva, como as esculturas de Amilcar de Castro e Franz Weissman.

A diversidade de origens e produções transmitem ao Jardim uma relevância individualizada na paisagem do Parque, que mobilizou o mam diversas vezes ao longo desses 30 anos. Alterações foram feitas no conjunto das obras dispostas, exposições temporárias ocorreram eventualmente, grandes restauros e projeto de iluminação, além da atuação perene do Educativo do mam nesse espaço.

Mais informações sobre o conjunto de 30 obras do Jardim estão disponíveis no site do museu.

Serviço

mam debate: Jardim de Esculturas – 30 anos

Local: Auditório Lina Bo Bardi e Jardim de Esculturas do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Data: 20 de outubro, quinta-feira

Período: das 10:30 às 17:00h
Gratuito

Inscrições: https://mam.org.br 

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)

Compartilhar:
1
Crédito:Camila Dylis
1
Crédito:Camila Dylis
1
Crédito:Camila Dylis
1
Crédito:Camila Dylis Emanoel Araújo. Aranha

  • Data: 18/10/2022 03:10
  • Alterado:15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: MAM São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados