Projeto de Extensão da PUC-Campinas concorre a prêmio internacional
O projeto é de um robô impresso em 3D que pode ser conectado a joysticks e auxilia crianças com paralisia
- Data: 11/10/2022 17:10
- Alterado: 11/10/2022 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: PUC-Campinas
Crédito:Divulgação/PUC-Campinas
Um projeto da Extensão da PUC-Campinas está concorrendo a um prêmio internacional como inovação mais impactante para mobilidade de crianças com paralisia cerebral. A proposta de “Mobilidade Segura e Autônoma Auxiliada por um Robô Assistivo” ficou entre as 10 mais votadas no concurso e agora será avaliada por um corpo de jurados formado por especialistas. O resultado sairá dia 14 de outubro e o vencedor receberá um prêmio de US$ 5 mil.
A solução foi idealizada e produzida pela equipe do projeto de Extensão, formada por alunos de diversos cursos, em especial das engenharias, em parceria com a Nossa Casa (Therapies), uma instituição voltada à reabilitação de crianças com paralisia cerebral. A orientação e coordenação é do Prof. Dr. Amilton Lamas, da Faculdade de Engenharia Elétrica.
A ideia inicial, surgida em um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi a de construir uma plataforma elétrica móvel, e com custo muito mais baixo que as cadeiras elétricas. O projeto complementar, apresentado no prêmio, é de um robô impresso em 3D que pode ser conectado a joysticks de qualquer dispositivo de mobilidade elétrica disponível, como a plataforma desenvolvida inicialmente. A adaptação é controlada por um interruptor acionado em qualquer lugar, como pela cabeça, boca, mão etc.
O júri avaliará as ideias com base na necessidade, impacto, alcance e comercialização. Ele é composto por oito representantes com experiência vivida e profissional nas áreas de Paralisia Cerebral, Pesquisa Médica, Engenharia Biomédica, Inovação em Tecnologia Acessível, Marketing e Comunicação da Aliança Cerebral Paralisia.
para saber mais