Gunter/Bianchini, Rodrigo Varela e Bissinho Zavatti dominam primeiro dia do Rally Barretos
Competidores aceleraram em um percurso bastante veloz e de piso bom na cidade paulista. Campeões nos carros, motos e UTVs serão conhecidos neste domingo (09)
- Data: 09/10/2022 10:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Rally Barretos
Rodrigo Varela levou a melhor em uma disputa acirrada nos UTVs
Crédito:Nelson Santos/PhotoAction
Início a toda velocidade para o 12º Rally Barretos, válido pelos campeonatos brasileiros de Rally Baja e Cross-Country. Os competidores nas três modalidades (carro, moto e UTV) encararam neste sábado (08) um percurso bastante rápido por entre seringais, canaviais e fazendas de gado. A chuva dos últimos dias ajudou a deixar o piso ainda mais firme. E as lombas foram um desafio a mais para as máquinas.
Motos e UTVs fizeram uma passagem pela especial cronometrada de 130 quilômetros, no formato Baja (sem planilha e com sinalização ao longo dos caminhos). Nas duas rodas, domínio inicial de Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing), que superou o companheiro de equipe Gabriel Soares por 2min26. Correndo perto de sua terra natal (Monte Alto), o paulista mostrou que não diminuiu o ritmo após a conquista do Sertões. “Foi uma etapa legal, muito parecida com o piso em que eu treino, fiquei muito feliz com o meu dia e com o resultado. É bom voltar a Barretos depois do período (quatro anos) em que o rally não foi disputado”, disse.
Campeão do Sertões à frente também nos UTVs. Rodrigo Varela (Can-Am Maverick/Monster Energy Varela Racing) levou a melhor em uma disputa, como de hábito, marcada pelas diferenças mínimas. Superou Juliano Meira (Can-Am Maverick/ONE UTV Rally Team) por 31 segundos. Na briga à parte entre as fabricantes, Richard Fliter foi o melhor representante da Polaris com seu RZR Pro R, em terceiro.
“Barretos tem uma característica excepcional de piso e é sempre uma das melhores provas do campeonato. Minha estratégia foi acelerar ao máximo em busca do título, estou aqui para incomodar a turma”, avisou Rodrigo.
Os carros completaram a especial duas vezes (260km), com uma surpresa. Um problema com os favoritos Marcos Baumgart/Kléber Cincea (Ford Ranger V8 T1/X Rally) abriu caminho para a vitória do modelo de uma categoria de menor desempenho. Gunter Hink e Filipe Bianchini aproveitaram a oportunidade para ser os mais rápidos da modalidade, a bordo do Polaris RZR Pro R da T4. Superaram Luiz Facco e Humberto ‘Piauí’ Ribeiro (Can-Am Maverick/Acelera Siriema).
“O objetivo principal para mim é conhecer melhor o Pro R e me adaptar a ele. Estou gostando muito e fico feliz por termos andado bastante forte. Não teríamos equipamento para acompanhar o Marcos e o Kléber, mas são coisas que acontecem em um rally. Agora é repetir a performance no domingo para terminar na frente”, comentou Gunter.
Neste domingo (09), carros, motos e UTVs farão mais uma passagem pela especial, a partir das 8h, para se conhecer os vencedores do 12º Rally Barretos.