Caminhos da evolução – Linhas FH e VM da Volvo ganham novos motores
Volvo apresenta novos motores Euro 6 para as linhas FH e VM e a inédita versão off-road semipesada VMX
- Data: 05/10/2022 10:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
caminhão Volvo VMX
Crédito:Divulgação
O próximo ano será marcante na indústria brasileira de veículos comerciais. A partir 2023, os novos caminhões, ônibus, furgões e vans que saírem das fábricas passarão a ter de obedecer aos padrões de emissões de gases poluentes da norma nacional Proconve 8. Equivalente da norma europeia Euro 6, a Proconve P8 exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes: Redução Catalítica Seletiva (SCR); Recirculação de Gases da Exaustão (EGR). Isso se traduz em uma expressiva redução na liberação de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado. Na próxima Fenatran, a maior feira latino-americana do transporte de cargas, que acontecerá na capital paulista de 7 a 11 de novembro, todas as fabricantes do setor exibirão suas novidades. Algumas aproveitaram as semanas que antecedem o evento para fazer “avant-premières” de suas respectivas inovações. É o caso da Volvo, que apresentou a linha 2023 de caminhões pesados FH, FM e FMX e o semipesado VM com motores padrão Euro 6 e outros avanços tecnológicos. Com as inovações, de acordo com a Volvo, além da redução nas emissões, o consumo de combustível dos caminhões pode ficar até 8% menor em relação à geração atual. “Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Oferecido nas potências 380, 420, 460, 500 e 540 cavalos, o novo motor Volvo D13K Euro 6 que move os pesados FH, FM e FMX é um dos protagonistas da nova linha. É exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais. “Uma evolução do consagrado D13 que equipa a linha F, o D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, incorpora um novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais eficiente do diesel e um maior rendimento energético. O novo turbocompressor permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso. Outro aperfeiçoamento se deu nas áreas de segurança. Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o potente freio-motor da marca, vem de série para todos os propulsores e modelos da linha F.
Os novos caminhões VM são os mais avançados desde que essa linha semipesada da Volvo foi lançada no Brasil, em 2003. Todas as versões estão equipadas com um novo motor de 8,0 litros, de fabricação própria da Volvo. Ele substitui o propulsor de 7,0 litros da geração anterior, que era fabricado no Brasil pela MWM. O novo motor D8K é produzido na fábrica da marca na Índia – que concentra a produção global dessa motorização para todo o Grupo Volvo – mas recebe montagem final na unidade de Curitiba, no Paraná, que abastece toda a América Latina. Conta com novo turbo de alta performance e injeção common rail, que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altos giros quando precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores, de 290 e 360 cavalos, com torque de 107 kgf m e 142,7 kgfm, respectivamente. A nova linha VM traz freios-motor mais potentes, de 210 cavalos e o VEB de 300 cavalos, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Na nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia. “São inovações que transformam o VM em um novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro”, revela Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de Caminhões da Volvo.
O conceito de modos de condução foi implementado nos VM. Agora, a linha tem dois modos para os veículos rodoviários (“Econômico” e “Performance”) e dois para os caminhões vocacionais (“Econômico” e “Off-Road”). No primeiro, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no “Performance”, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho como, por exemplo, em ultrapassagens. No “Off-Road”, a inteligência age concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora-de-estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas. O VM ganhou ainda mais segurança. Além do novo e potente freio-motor, o semipesado tem agora freios eletrônicos EBS, garantindo distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outro aprimoramento é o ESP (programa eletrônico de estabilidade), um dispositivo de segurança ativa que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas. A Volvo também agregou ao semipesado o auxílio de partida em rampa. E os veículos da linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio-fio, e aróis com DRL em leds para todas as configurações, incluindo as vocacionais.
O VM cavalo-mecânico passa a oferecer a versão Tractor Power, que pretende ser uma boa opção de cavalo-mecânico de entrada do mercado. Equipada sempre com o motor de 360 cavalos, freio-motor VEB de 300 cavalos e caixa I-Shift, é disponível exclusivamente na versão 4×2. É um caminhão indicado para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. A Volvo promoveu ainda mudanças nos VMs off-road, que geraram uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4 e possibilidade de escape vertical. O VMX Max 6×4 rígido tem um PBT de 34 toneladas, vem com o motor de 360 cavalos e freio-motor VEB de 300 cavalos. Com chassi duplo reforçado, vem com uma suspensão dianteira parabólica e a traseira semielíptica. O VMX Max compartilha uma série de componentes com o pesado FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de sétima geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro.
Os novos caminhões pesados e semipesados Volvo Euro 6 estão equipados com a nova caixa de câmbio I-Shift, agora em sua sétima geração. A transmissão recebeu aprimoramentos que, segundo a Volvo, resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas, na comparação com a versão anterior. Outras características técnicas já conhecidas nos caminhões da marca foram otimizadas, como a Aceleração Inteligente Volvo, tecnologia que baixa o consumo de combustível por meio de algoritmos desenvolvidos pela engenharia, identificando a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga para controlar a injeção de combustível de forma mais precisa. Foi mantido é o I-See pré-mapeado, que desde o início de uma viagem recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio-motor. As melhorias promovidas pela engenharia da Volvo proporcionaram outro benefício: nesta geração, o VM ganhou a função Heavy Start (subida pesada), já disponibilizada na linha de pesados e que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa I-Shift tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em subida – tudo feito automaticamente. A transmissão manual de 9 velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.
A linha 2023 de caminhões FH pretende reforçar sua reputação de ser uma das mais “recheadas” do segmento de pesados em itens de segurança. Todos os modelos rodoviários do FH Euro 6 trazem de série freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, programa eletrônico de estabilidade ESP, freio-motor de alta performance VEB+, airbag para motorista, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, freios ABS, pré-tensionador de cinto de segurança, direção inteligente VDS, monitoramento da faixa de rodagem, sensor de ponto cego, câmera de ponto cego e, opcionalmente, freio anticanivete – que promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento. Contudo, apesar do “upgrade” em termos ambientais e de segurança, nem tudo são boas notícias para as empresas de transporte – a estimativa é que o preço dos novos caminhões da linha Euro 6 da Volvo seja até 20% superior aos atuais Euro 5.