Itaú Cultural expande para todo o mês as celebrações do Dia das Crianças
21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, exibida com exclusividade, e Expedição Brasiliana são destaques na programação do Itaú Cultural para crianças dessa semana
- Data: 04/10/2022 14:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Espetáculo- Mundo Aflora
Crédito:Silvia Jardim
Nos sábados de outubro, a Expedição Brasiliana – realizada no Espaço Olavo Setubal, junto da Coleção Brasiliana, inspiração para essa atividade –, traz novas buscas para os pequenos. No próprio Dia das Crianças, 12, a Sala Itaú Cultural apresenta o espetáculo musical Mundo Aflora, com os músicos brincantes Angelo Mundy e Flora Poppovic. Na mesma data, o projeto Contos e cantos da Guiné Bissau, da Cia Oya Ô, leva para o andar térreo da organização histórias africanas lúdicas que refletem sobre a sociedade.
O Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música retoma a programação presencial para crianças com o espetáculo Jogo de imaginar, do grupo Barracão Cultural. Estreia no dia 15 e segue em temporada até dia 11 de dezembro, com apresentações, sempre aos sábados e domingos, às 16h, na Sala Vermelha, no terceiro piso do Itaú Cultural. O mesmo Núcleo coloca no ar programação do Palco Virtual Ancestralidades com a peça Olha o olho dos meninos, do cearense Grupo Bricoleiros, e quatro episódios da websérie Parafusos, dentro do Palco Virtual para Crianças. Ambas ficam disponíveis de 2 a 30 de outubro no site e Youtube do IC.
Ainda, de 8 e 22 de outubro, a plataforma de cinema brasileiro Itaú Cultural Play exibe, com exclusividade, parte da programação da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Programação presencial
Expedição Brasiliana
Desenvolvida pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, neste mês é realizada nos sábados 8, 15, 22 e 29, das 15h às 17h. Dessa vez, os educadores da organização propõem uma aventura pela criação de vestimentas, inspiradas nas obras da Coleção Brasiliana, investigando os códigos sociais das diferentes fases da história do Brasil. Partindo desse universo do vestuário e seus códigos sociais, o público é convidado a olhar para as obras presentes na coleção para, depois, criar roupas e personagens de papel feitos em oficinas conduzidas pelos educadores da organização.
Este é um projeto do Núcleo Educativo do Itaú Cultural, que estreou em 2020 e se inspira neste acervo cujo recorte está em exposição permanente, desde 2014, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens lá exibidos retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos, mostrando diversas etapas das histórias dos diversos Brasis. Cada edição explora uma temática diferente.
Mundo Aflora
Espetáculo a ser apresentado unicamente às 16h do dia 12 (quarta-feira) na Sala Itaú Cultural, é um convite para acompanhar a jornada fantástica de dois músicos viajantes. Concebido pelos músicos brincantes Angelo Mundy e Flora Poppovic, é composto de coreografias, números de música corporal, instrumentos musicais feitos com sucata e brincadeiras com a plateia.
Assim, a apresentação transcende a experiência comum de um show de música. Há poesia, movimento e uma grande variedade de elementos cênicos de riqueza sonora e visual capazes de encantarem crianças, adultos e bebês. O repertório combina canções autorais e cantigas de diversas localidades e tradições, além de proporcionar a conexão de crianças e adultos com o espírito vivo da infância.
Contos e cantos da Guiné Bissau
No mesmo dia 12, mas de manhã, às 11h, esse projeto da Cia Oya Ô, leva para o andar térreo da organização contos lúdicos africanos. Trata-se de histórias tradicionais, contadas por Ana Moraes e Karen Santos, acompanhadas da percussão de Daphny Gineta Paloma Lima. Entre elas, a Lenda do tambor, O caçador e o crocodilo e É no fogo que eu nasci, que refletem sobre a sociedade.
Jogo de Imaginar
Com estreia no dia 15 (sábado), esta peça do núcleo de criação e produção Barracão Cultural e realização do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música ficará em cartaz todos os finais de semana até 11 de dezembro, sempre às 16h. O espetáculo é dirigido por Thaís Medeiros, com dramaturgia de Lucas Moura e atuação de Caio Teixeira e Guilherme Wander.
Jogo de Imaginar leva o público para esta brincadeira de imaginação, com a história de Eulindo, um menino negro que não conhece a sua origem e tem, como referência, apenas uma máscara que herdou de seu avô.
Ao colocar a máscara, ele é transportado para dentro de um teatro onde inicia uma grande viagem. Desse modo, a busca do menino por seu avô se transforma em uma grande aventura de descobertas das origens do teatro e da sua própria ancestralidade.
Com ela, Eulindo vai para o Egito e a Grécia antiga, visita os homens das cavernas, aprecia a Commédia Del’Arte, peças de Shakespeare, do teatro Nô e as tradições do teatro nas Américas. Por fim, chega no Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias Nascimento (1914-2011). Ele foi um escritor, artista visual, teatrólogo, político e poeta brasileiro. Um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras, deixou um legado de lutas pelo povo afrodescendente no Brasil. Em 2016, foi homenageado por uma mostra da série Ocupação Itaú Cultural.
Programação on-line
Palco Virtual para Crianças
Essa programação desenvolvida pelo Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música do Itaú Cultural disponibiliza mensalmente peças de teatro para serem assistidas on-line, a qualquer momento, no Youtube e no site da organização, até o fim do mês.
A websérie Parafusos tem quatro episódios. Nela, três narrativas se encontram: a menina Abeni que, curiosa e criativa, busca entender o que está acontecendo com o planeta. Nia, dona de sebo e ex-professora que deixou a escola tomada de um grande medo, e Jorge, o pai da menina, um contador de histórias que precisa aprender a cuidar da filha e do irmão.
No primeiro episódio, A constelação da canoa, Jorge está na sua oficina, consertando um ventilador enquanto conta todas as histórias mágicas que ele vivenciou antes de ancorar o seu barco na cidade. No sebo, Nia relembra sua infância entendendo por que precisa aprender a juntar as letras, enquanto Abeni se faz perguntas. De repente, uma luz no céu chama a atenção das três personagens.
Em Cadê meus parafusos? – segundo episódio –, os personagens descobrem que a luz do céu, na verdade, é lixo espacial. Abeni começa a perder parafusos da cabeça e não sabe o que fazer. Nia conta para ela por que não quer mais professora. Jorge fala sobre memórias para tentar ajudar o irmão a sair do buraco.
O mundo se faz dança sem pausa é o terceiro episódio. Neste episódio, Nia tenta criar maneiras para enfrentar o Monstro de Giz. Abeni confirma a razão de estar perdendo os seus parafusos.
Por fim, em Os mistérios que moram na noite, Jorge recebe o que faltava para ajudar o irmão: água do mar trazida por um Encantado. Nia e o Monstro de Giz se enfrentam. Abeni começa uma mudança. O futuro, para eles, passa a ser um conjunto de possibilidades que moram além das curvas dos rios.
Palco Virtual Ancestralidades
Olha o olho dos meninos é um espetáculo de marionetes de técnicas sofisticadas e estética refinada na manipulação de bonecos. A sua narrativa promove, de forma bem-humorada, reflexões sobre convívio familiar.
A peça retrata a descoberta da mentira por duas crianças. São dois irmãos e eles fazem uma reviravolta na casa aprontando várias confusões, até serem flagrados pela mãe. Eles decidem mentir, como uma saída para se livrarem da repreensão materna. Mas se enrolam demais. Isso acaba lhes ensinando que mentir é muito ruim e traz consequências desagradáveis, principalmente um peso na consciência. Desta forma, todos da família aprendem uma forte lição de vida.
Cinema em casa
De 8 a 22 de outubro, a plataforma de streaming Itaú Cultural Play exibe parte da programação da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Destaque para Meu AmigãoZão – O filme (2022), do diretor Andrés Lieban; Poropopó (2021), de Luis Antônio Igreja, e O imaginário de Sofia e Pudim (2022), da diretora Rebeca Casagrande.
A plataforma de streaming de cinema do Itaú Cultural está disponível gratuitamente nos dispositivos móveis Android e IOS e pelo site.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
Expedição Brasiliana
Dias 8, 15, 22 e 29 (todos os sábados), das 15h às 17h.
4º piso do Itaú Cultural.
Duração: 2 horas (aproximadamente). Programação rotativa.x’
Classificação Indicativa: livre.
Entrada por ordem de chegada até lotação da sala.
Mundo Aflora
Com Angelo Mundy e Flora Poppovic.
Dia 12 de outubro, às 16h.
Em Sala Itaú Cultural.
Duração: 50 minutos.
Classificação Indicativa: livre.
Reservas pela plataforma INTI a partir das 12h de 5 de outubro (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Contos e cantos da Guiné Bissau
Contação de história com a Cia Oya Ô.
Com Ana Moraes – Narração
Karen Santos – Narração
Daphny Gineta Paloma Lima – Percussão
Dia 12 de outubro, às 11h.
No andar térreo do Itaú Cultural.
Duração: 50 minutos.
Classificação Indicativa: livre.
Entrada por ordem de chegada.
Jogo de Imaginar
Jogo de Imaginar
De 15 de outubro a 11 de dezembro (sábados e domingos), às 16h
Sala Vermelha (3º andar do Itaú Cultural)
Duração: 50 minutos
Capacidade: 70 pessoas
Classificação Indicativa: Livre
Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
PROGRAMAÇÃO ON-LINE
Palco Virtual para Crianças
Parafusos (websérie em 4 episódios)
De 2 a 30 de outubro (entra às 11h, fica disponível até o dia 30/10 às 23:59)
Em https://www.youtube.com/c/itaucultural
Duração total: 67 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Palco Virtual Ancestralidades
Olha o olho dos meninos
De 2 a 30 de outubro (entra às 15h, fica disponível até o dia 30/10 às 23:59)
Em www.youtube.com/itaucultural
Duração: 26 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Itaú Cultural Play
21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
De 8 a 22 de outubro
Em www.itauculturalplay.com.br