Para Paulo Pinheiro Saúde é uma questão nevrálgica
Em busca de melhorias, prefeito Paulo Pinheiro e secretário municipal de Saúde Jesus Adalberto Gutierrez, percorrem unidades de Saúde de São Caetano
- Data: 18/03/2015 08:03
- Alterado: 16/08/2023 09:08
- Autor: Fernando Aragão
- Fonte: DAE-SCS
Paulo Pinheiro e Jesus Gutierrez inspecionaram em conjunto a Unidade de Saúde Oftalmológica
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, e o novo secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, empossado no dia 27 de fevereiro, estão percorrendo a ampla rede de unidades de atendimentos básicos, especiais e hospitalares da cidade com o objetivo de avaliar a atual situação das estruturas a fim de implantar as mudanças necessárias.
De acordo com Pinheiro, a prioridade da gestão é buscar o aprimoramento do setor. “A Saúde é uma questão nevrálgica em qualquer administração pública, entretanto, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para trazer melhorias, superando as metas e considerando a área como polo tecnológico”, ressaltou.
“Estamos tomando conhecimento da realidade de todos os equipamentos. A meta é agilizar as marcações de consultas e exames, resolver problemas de medicamentos, entre outras ações”, assegurou Jesus, que é médico ortopedista, traumatologista e cirurgião geral.
Na última semana, o prefeito e o secretário inspecionaram em conjunto a Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares, que realiza mensalmente cerca de 3.500 consultas, 300 exames e 200 cirurgias. No local, foram verificados a recepção, os consultórios, os equipamentos e o centro cirúrgico.
Ainda na especialidade de Oftalmologia, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin faz uma média mensal de 1.200 atendimentos de urgência e a Prefeitura entregou, no dia 8 de março, a nova unidade móvel, inédita na cidade, que circula oferecendo serviços oftalmológicos completos, com programação da Secretaria de Saúde em escolas, centros da Terceira Idade e asilos públicos.
O chefe do executivo também já vistoriou os hospitais Infantil e Maternidade Márcia Braido, Maria Braido e Euryclides de Jesus Zerbini, além do pronto-socorro. “De uma forma geral, queremos ampliar a capacidade de atendimento, com manutenções, reformas e aparelhos de ponta para modernizar o parque de equipamentos da rede, entre outros projetos, que terão impacto direto no avanço da qualidade de vida do morador”, concluiu.
ESTRUTURA – Para otimizar o funcionamento, a Secretaria de Saúde de São Caetano conta com diversas subdivisões e mantém vários projetos especiais, como o Programa Saúde da Família (PSF), a estrutura de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades específicas. Também está sob responsabilidade da pasta toda a estrutura do complexo hospitalar, formada pelos hospitais Municipal de Emergências Albert Sabin, Infantil e Maternidade Márcia Braido, Maria Braido, São Caetano e Euryclides de Jesus Zerbini.