Balanço da Brock – 30/09/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 30/09/2022 18:09
- Alterado: 30/09/2022 18:09
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
O padre que causou
Desde o encerramento do último debate entre os candidatos à presidência realizado na noite de ontem, 29, na sede dos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro, as redes sociais estão tomadas por memes com imagens do Padre Kelmon, candidato a presidente pelo PTB, que arrancou risadas de muitos telespectadores na noite de ontem, mas também provocou a ira de outros candidatos como Lula, do PT, e Soraya Thronicke, do União Brasil.
Lula chegou a dizer que o candidato não é padre e que estava fantasiado no debate. Soraya perguntou ao candidato se ele não tinha medo de ir para o inferno e o chamou de padre de quermesse.
Padre Kelmon, claramente aliado do presidente Bolsonaro (foi acusado pelos candidatos de ser laranja do presidente Bolsonaro) destilou preconceito e irônias contra os candidatos presentes. Falou que todos os candidatos ali presentes eram da esquerda, exceto ele e o presidente Jair Bolsonaro, e que a esquerda não é católica, que prega o aborto e estimula a sexualização de crianças nas escolas. Ao mesmo tempo que tecia comentários desrespeitosos contra os candidatos, se voltava a eles dizendo “vocês não respeitam o padre?”, referindo-se a ele. Nas redes sociais de hoje, além das brincadeiras e memes falando sobre o padre, circulou um vídeo em que Bolsonaro e Padre Kelmon trocam documentos antes do início do debate enquanto estavam sentados em seus lugares.
Mas, afinal, quem é o Padre Kelmon
Com menos de 1% das intenções de votos, Kelmon Luis da Silva Souza, PTB, só participou dos debates em virtude do seu partido ter 5 membros na bancada. Ele era o vice de Roberto Jefferson, mas após Jefferson ter sua candidatura vetada devido à condenação no escândalo do Mensalão, Kelmon foi promovido à cabeça da chapa. O padre, que já foi filiado ao PT, está no PTB desde 2020. Sua ligação com Roberto Jefferson se deu, segundo informações, em uma missão religiosa que ambos fizeram juntos.
A presença de Kelmon
Aa falas cheias de preconceito utilizadas pelo Padre Kelmon contra os candidatos à presidência (exceto Bolsonaro), poderiam, num outro momento, serem encaradas com um certo humor. Mas, na reta final da campanha, numa eleição onde a polarização, os ataques pessoais, as ofensas, o discurso de ódio destilado por alguns candidatos e a tensão presente nas ruas, na campanha considerada a mais difícil do país após a redemocratização, receber ataques de um padre, que há indícios de não ser reconhecido pela Igreja Católica, num debate realizado em cadeia nacional, definitivamente não foi considerado engraçado. Para alguns comentaristas políticos, Padre Kelmon foi, na verdade, um afronte à democracia.
Encerramento em São Paulo
Amanhã, sábado, 1 de outubro, véspera das eleições, a cidade de São Paulo recebe os principais candidatos para encerramento de suas campanhas. Jair Bolsonaro e Tarcísio Gomes de Freitas farão uma Motociata a partir das 7h com saída da região da Praça Campo de Bagatelle. Já Lula e Fernando Haddad farão uma caminhada na rua Augusta a partir das 11h. No domingo Lula, candidato a presidente que lidera as pesquisas eleitorais de intenções de votos, votará em São Bernardo do Campo. Embora não more mais na cidade, atualmente Lula reside em São Paulo, seu domicílio eleitoral foi mantido na cidade.
Rodrigo Garcia encerra campanha em São Bernardo
O governador Rodrigo Garcia, candidato à reeleição, encerra suas atividades de campanha amanhã com agenda em São Bernardo. Ele fará as 16h uma caminhada pela rua Marechal Deodoro e deverá estar acompanhado pelos candidatos que apoiam seu nome na região, além de lideranças. Rodrigo foi o candidato a governador que mais agendas realizou no Grande ABC durante todo o período de campanha.