ABC debate com Estado a estruturação de Polo Tecnológico regional
Credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André poderá impulsionar integração de iniciativas em outros municípios
- Data: 09/03/2016 14:03
- Alterado: 16/08/2023 20:08
- Autor: Joyce Cunha
- Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Estruturação do Polo Tecnológico regional é debatido
Crédito:Ruy Jobim Neto/SDECTI
Nesta segunda-feira, dia 07, equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, gestores da Prefeitura de Santo André e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC se reuniram para tratar questões relacionadas a implementação do Parque Tecnológico do município.
A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ana Abreu, recebeu a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Fameli, e o secretário adjunto da pasta, Ronaldo Tadeu Ávila, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Entre os pontos abortados no encontro está a intenção da Prefeitura de Santo André de retomar o debate da estruturação de Polo Tecnológico regional, do qual o empreendimento do município seria parte. “O objetivo da reunião foi verificar a sintonia desta proposta, que será foco de discussões do GT Desenvolvimento Econômico do ABC, com a política estadual de desenvolvimento tecnológico e econômico”, explicou Ávila.
“Trabalhamos com a expectativa que representante da secretaria estadual compareça à região para fazer explanação aos prefeitos sobre a importância de dar caráter regional ao desenvolvimento do Polo Tecnológico”, afirmou o coordenador do GT.
Giovanni Rocco, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que é entidade gestora do empreendimento, também acompanhou a discussão. “Nossa região tem imenso potencial produtivo e é historicamente propulsora de novas políticas desenvolvimentistas. A implantação de Parque Tecnológico é fundamental para criarmos um sistema de inovação que será a base para potencializarmos a economia local”, disse.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Santo André explica, ainda, que a discussão iniciada no encontro desta semana é que, a partir do credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André, possa ser estimulada a integração regional com vistas a promover a criação do Polo Tecnológico, assentado nas iniciativas que cada uma das cidades do ABC possui.
O Parque Tecnológico de Santo André recebeu o credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) em janeiro deste ano.