CPS e Fundação Florestal lançam curso online de Introdução à Monitoria Ambiental
Abertas ao público, aulas compõem o processo de formação de monitores ambientais autônomos que atuam nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo
- Data: 27/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Curso gratuito tem 15 horas
Crédito:Reprodução
Uma ótima notícia para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27): já está disponível na página do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do Centro Paula Souza (CPS) o curso online de Introdução à Monitoria Ambiental na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). Desenvolvido em conjunto com a Fundação Florestal, o curso gratuito tem duração de 15 horas, divididas em sete aulas.
Os interessados podem se inscrever e começar a estudar a qualquer momento. Para isso, só é preciso acessar o site e se cadastrar com login e senha. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Ao final das atividades, os aprovados recebem um certificado de conclusão.
“A Fundação Florestal elaborou o conteúdo e o CPS entrou com a expertise tecnológica, formatação do curso, design e hospedagem na plataforma”, explica o responsável pelo GEEaD, Rogério Teixeira.
Esta é a primeira etapa do processo de formação de monitores ambientais autônomos que atuam em Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal. A capacitação completa inclui outros módulos e fases, que são ministrados em modalidade híbrida (online e presencial) pela Fundação Florestal. Para completar a formação, os interessados devem buscar a Unidade de Conservação em que gostariam de atuar e conferir o calendário de cursos. A expectativa é de que toda a primeira fase seja disponibilizada em videoaula no próximo ano. Para mais informações sobre as áreas protegidas, .
“A figura do monitor ambiental autônomo é muito especial para nós, são eles que nos ajudam a conservar a biodiversidade, proteger as comunidades tradicionais e sensibilizar os visitantes da importância da natureza e da nossa cultura. O curso reuniu os maiores especialistas do Brasil na questão ambiental e esta é uma grande oportunidade de somarmos esforços para protegermos a sociobiodiversidade do estado”, completa Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.
Cursos abertos
No total, o CPS disponibiliza 17 opções de cursos livres gratuitos, com duração de 6 a 40 horas, na modalidade Mooc: Arduíno, Autocad, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Espanhol Básico, Felicidade, Inglês Básico, Introdução à Monitoria Ambiental, Mecânica Básica de Motos, Mediação em Educação a Distância, Mercado de Trabalho, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Português Instrumental e Vendas. Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS soma atualmente 586 mil inscritos.