Diadema realiza eventos para comemorar Dia do Quadrinho

Mostra com trabalhos produzidos por alunos das oficinas de HQ da Prefeitura e de cartunistas convidados, comemora o Dia do Quadrinho celebrado no dia 30 de janeiro

  • Data: 20/01/2015 14:01
  • Alterado: 20/01/2015 14:01
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Diadema realiza eventos para comemorar Dia do Quadrinho

Crédito:

Você está em:

A exposição é gratuita e reúne cerca de 20 trabalhos, entre fanzines, charges e tira em quadrinhos. Ela ficará aberta à visitação de 23 a 31 de janeiro.

Outra ação no evento é a apresentação do documentário “Desvendando Ângelo Agostini”, uma homenagem ao pioneiro do quadrinho no Brasil, o italiano Ângelo Agostini.  Ele viveu no Rio de Janeiro, na época do Império, e publicou vários trabalhos no Jornal Vida Fluminense. Entre eles destaca-se As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.

O documentário será exibido no próximo dia 30, às 19h, no Centro Cultural Diadema, e também tem entrada gratuita. Dirigido por Bira Dantas, o filme foi produzido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC).

Depois do filme acontecerá bate papo para discutir o mercado de trabalho do quadrinho nacional, com participação dos quadrinhistas Cassius Medauar da Editora JBC, produtora de mangá, Gilmar Machadelié, Mario Mastrotti, Marcos Venceslau e Fernando Santos. Todos eles já publicaram trabalhos e alguns foram premiados. Caso de Venceslau, cartunista e ilustrador há mais de 20 anos e ganhador do prêmio de melhor fanzine HGMix 2006/2007.

ABERTURA – Nesta sexta-feira (23/1), às 19h, acontecerá a abertura da mostra “Dia do Quadrinho”. Além dos expositores, haverá lançamentos de álbuns e de gibis com direito a autógrafos.  A proposta é integrar alunos e ex-alunos das oficinas com os cartunistas convidados do ABC e de São Paulo e promover a troca experiências. Presentes na abertura o caricaturista Fernandes, vencedor várias vezes do Festival de Humor de Piracicaba; Thina Curtis, que atua com fanzines em Santo André; e Marcatti, um dos primeiros representantes do quadrinho underground no Brasil.

OFICINAS DE HQ – Desde 1996 a Secretaria de Cultura de Diadema realiza oficinas de histórias em quadrinho e nesses 19 anos, perto de 800 pessoas participaram da formação. Segundo Gau Ferreira, curador do evento e também oficineiro de HQ, lidar com quadrinhos desperta o interesse pelo censo crítico e pelo desenho. “Esta exposição incentiva isso e também fomenta a linguagem artística que é considerada a Nona Arte”, ressalta.

A organização da mostra “Dia do Quadrinho” é da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu de Arte Popular de Diadema (MAP).

PROGRAMAÇÃO
De 23 a 31/01 – Exposição “Dia do Quadrinho”, no Espaço Cândido Portinari. Aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados das 13h às 18h.
Dia 23/01, às 19h – Abertura da exposição com participações de expositores, bate- papo informal com cartunistas e lançamentos de gibis.
Dia 30/01, às 19h – Exibição do documentário “Desvendando Ângelo Agostini”, da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP e encontro com profissionais convidados.
Espaço Cândido Portinari/Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4051-5408.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 20/01/2015 02:01
  • Alterado:20/01/2015 14:01
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados