Fundação SOS Mata Atlântica lança relatório para celebrar o Dia do Tietê

Evento acontecerá no dia 22 de setembro e conta com o patrocínio da Ypê, empresa que apoia o projeto Observando os Rios desde 2015

  • Data: 21/09/2022 15:09
  • Alterado: 15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica
Fundação SOS Mata Atlântica lança relatório para celebrar o Dia do Tietê

Mata Atlântica

Crédito:Arquivo - Agência Brasil

Você está em:

Nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, a Fundação SOS Mata Atlântica celebrará o Dia do Tietê com o lançamento do mais novo relatório de monitoramento do rio e sua bacia. O evento, que acontece a partir das 14h30 no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), na capital paulista, tem entrada gratuita e aberta ao público, convidando os participantes a se debruçarem sobre o tema “Os rios que temos, os rios que queremos” e reivindicar uma melhor qualidade para as águas de São Paulo.

Patrocinado pela Ypê, o evento contará com a participação de Amanda Costa, ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundadora do Instituto Perifa Sustentável; Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp e presidente honorário do Conselho Mundial da Água; Hélio Suleiman, diretor presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT); Marta Ângela Marcondes, professora e pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), coordenadora do Projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH), do Laboratório de Análise Ambiental da USCS e voluntária do Observando os Rios; e Wagner de Paiva Casadei, coordenador do Movimento S.O.S. Nosso Tietê.

Os resultados do monitoramento serão apresentados por Gustavo Veronesi, coordenador da causa de Água Limpa da SOS Mata Atlântica. O relatório é realizado com base nos dados do monitoramento mensal realizado por grupos voluntários integrantes do projeto Observando os Rios, que tem apoio da Ypê, em 55 pontos de coleta distribuídos em 31 rios da Bacia do Tietê, o maior rio paulista. A qualidade da água é avaliada por 16 indicadores, seguindo o Índice de Qualidade da Água (IQA), e apoia a análise da mancha de poluição ao longo do rio.

“A Ypê sempre acreditou no potencial de parcerias que fomentem a construção de um mundo melhor e por isso apoia o projeto Observando os Rios desde 2015. Ficamos muito felizes com a proposta do evento de conectar formadores de opinião nesse importante diálogo sobre qual é o futuro que desejamos para as próximas gerações e para os nossos rios”, explica Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.

Nos últimos sete anos, o projeto Observando os Rios conseguiu expandir o monitoramento que existia só no Rio Tietê para mais de 250 rios em 17 estados brasileiros cobertos pela Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do país. Os dados do projeto são utilizados por universidades, entidades da sociedade civil e pelo poder público, o que ajuda a criar políticas públicas de proteção aos cursos d’água desse importante bioma brasileiro.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Sympla através do link .

Compartilhar:

  • Data: 21/09/2022 03:09
  • Alterado:15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados