Voluntários se unem para a limpeza de rios e praias brasileiras

Voluntários do Observando os Rios, projeto da Fundação SOS Mata Atlântica apoiado pela Ypê, se mobilizam pelo Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2022

  • Data: 16/09/2022 17:09
  • Alterado: 16/09/2022 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica
Voluntários se unem para a limpeza de rios e praias brasileiras

Crédito:Fernando Frazão / Agência Brasil

Você está em:

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, tem o compromisso constante com a construção de um mundo melhor por meio de ações e projetos que geram impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Reforçando que a sustentabilidade é um dos pilares prioritários da empresa, a Ypê, juntamente com a Fundação SOS Mata Atlântica, estimula a participação de voluntários do projeto Observando os Rios, que monitora mais de 250 rios em 17 estados brasileiros, no evento global “Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2022”, a ser realizado amanhã (17 /09).

Considerada uma das maiores ações cívicas mundiais, a iniciativa tem o objetivo de mapear todos os resíduos descartados irregularmente e envolver 5% da população em mutirões para limpar as águas do mundo em 24h. No Brasil, a iniciativa é mobilizada pelo Instituto Limpa Brasil, o representante oficial da Fundação Let’s Do It!. A instituição é responsável pelo maior movimento em defesa do descarte adequado de resíduos, atraindo mais de 70 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países.

“Estamos muito felizes em fazer parte desta ação, tão importante a nível mundial e com o destacado engajamento de um número expressivo de voluntários. A Ypê trabalha continuamente para contribuir para a longevidade do planeta e acreditamos que parcerias como essa fortalecem a união dos esforços visando ampliar o impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente.”, afirma Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.

A empresa passou a patrocinar o Observando os Rios em 2015, quando o monitoramento que existia somente no Rio Tietê foi expandido. O projeto conta com uma rede de mais de 3 mil voluntários – entre eles, colaboradores da Ypê –, que coletam e analisam mensalmente a qualidade das águas de rios em estados em que há cobertura da Mata Atlântica. Os dados do projeto são utilizados por universidades, entidades da sociedade civil e pelo poder público, o que ajuda a criar políticas públicas de proteção aos cursos d’água desse importante bioma.

“O engajamento da sociedade para cuidar do que é coletivo é fundamental”, destaca Gustavo Veronesi, coordenador do Observando os Rios e da causa de Água Limpa na SOS Mata Atlântica. Para ele, o envolvimento dos grupos voluntários do Observando os Rios no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é de extrema importância. “O objetivo de realizar mutirões de limpeza é mostrar que precisamos – todos nós, cidadãs e cidadãos, governos e, principalmente, empresas – nos atentar ao nosso consumo e descarte de embalagens. Precisamos não sujar, não poluir. Por isso a SOS Mata Atlântica estimulou seus voluntários e voluntárias a participarem dessa ação global em prol de nossos rios e mares”, afirma.

Compartilhar:

  • Data: 16/09/2022 05:09
  • Alterado:16/09/2022 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados