Museu Índia Vanuíre participa da 16ª Primavera dos Museus
A agenda ainda traz rodas de conversa com historiadores e indígenas do Oeste Paulista, no interior de São Paulo, que vão abordar conceitos sobre os 200 anos de Independência do Brasil
- Data: 16/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Índia Vanuíre
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa da 16ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, o tema central é “Independências e Museus: outros 200, outras histórias” sobre o relevante papel das mulheres, dos africanos, afrodescendentes, povos originários, sertanejos e ribeirinhos de norte a sul do país, nas lutas pela independência oficial do Brasil.
Na próxima terça-feira (20), às 9h e às 14h, no auditório da instituição, Thelma Bianchi, historiadora, vai realizar uma roda de conversa para abordar a participação das mulheres na luta pela Independência do Brasil.
Na quarta-feira (21), às 10h, Paulo José de Oliveira, também historiador, comentará fatos importantes sobre personalidades que marcaram o período.
Já na quinta-feira (22), às 9h e às 14h, André Prado, presidente da ONG Umont (União do Movimento Negro de Tupã), promove bate-papo com o tema: “Os impactos e a participação dos africanos e afrodescendentes na luta pela Independência do Brasil”.
E na sexta-feira (23), às 9h e às 14h, o Museu Índia Vanuíre realiza um encontro com indígenas representantes de diferentes povos que habitam as Terras Indígenas do Oeste Paulista. O evento contará com depoimentos sobre “História Indígena e o Bicentenário: perspectivas e impactos sobre o processo de independência do Brasil”.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).