Dow destaca projetos em prol da Amazônia

Para a Dow, a colaboração entre todos os atores que estão na Floresta Amazônica é fundamental a fim de potencializar soluções em prol do desenvolvimento econômico e social da região

  • Data: 12/09/2022 17:09
  • Alterado: 15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dow
Dow destaca projetos em prol da Amazônia

Dow participou do webinar ‘O Setor Empresarial na Amazônia’

Crédito:Divulgação

Você está em:

Para debater sobre os desafios e aprendizados da implementação de ações de conservação e uso sustentável do bioma amazônico, a Dow participou do webinar ‘O Setor Empresarial na Amazônia’, promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no dia 5 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Amazônia.

Ana Carolina Félix, diretora de Sustentabilidade para Américas para o Negócio de Soluções de Consumo da Dow, ressaltou que a companhia acredita na colaboração entre todos os atores que estão na Floresta Amazônica a fim de potencializar soluções em prol do desenvolvimento econômico e social da região por meio da conservação da floresta.

A representante da Dow falou sobre a produção de silício metálico na unidade da companhia em Breu Branco, no estado do Pará. “A fabricação desse material constitui um excelente exemplo de um modelo de negócio sustentável. Além disso, a sua produção se destaca por sua menor pegada de carbono quando comparada à média global da indústria de silício metálico. Esse resultado está diretamente ligado à matriz energética da unidade, que utiliza mais de 80% de energia renovável, e o uso de carbono de fontes também renováveis”.

Com relação à proteção da Floresta Amazônica, a Dow possui um total de 45 mil hectares, sendo 38 mil hectares (80%) de área preservada. “Os 20% restantes são de plantação de eucaliptos que cultivamos e colhemos de forma sustentável por diretrizes do Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council – FSC). Esse eucalipto é utilizado para produzir carvão vegetal na nossa fábrica de carbonização em Breu Branco”.

‘Projeto Ybá: Conservação que Transforma’

O ‘Projeto Ybá: Conservação que Transforma’ foi outra inciativa da Dow mencionado no webinar. Com investimento de R$1 milhão e em colaboração com o Instituto Peabiru e a The Nature Conservancy (TNC), o projeto, lançado em maio de 2021, visa promover o desenvolvimento das comunidades locais em Breu Branco por meio da comercialização de produtos bioativos nas áreas conservadas da Dow, aumentando a renda das famílias da região ao mesmo tempo que conserva a floresta tropical.

“O Ybá já teve a conclusão do mapeamento da biodiversidade local. Foram identificadas 17 espécies de árvores frutíferas de interesse comercial para as indústrias cosmética e farmacêutica. A marca de cosméticos Natura irá adquirir a andiroba extraída pelas comunidades da área da Dow para utilização em sua linha de produtos. A Associação dos Agricultores da Vila Mamorana, formada majoritariamente por mulheres, foi a comunidade escolhida para receber capacitação na formação de uma cooperativa, que ficará responsável e se beneficiará em 100% da comercialização dos bioativos extraídos por meio de manejo sustentável”, explica Ana Carolina Félix. A expectativa é que a coleta de andiroba ocorra no final deste ano.

O evento teve ainda a participação de Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale, Giordano Automate, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano, Rakel Caminha, artista manauara, e Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Confira o webinário “O Setor Empresarial na Amazônia” na íntegra

Compartilhar:

  • Data: 12/09/2022 05:09
  • Alterado:15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dow









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados