Equipes das UBSs elaboram proposta para qualificar a recepção ao usuário
UBSs participam de oficinas locais para repensar o papel de todos os trabalhadores na recepção ao usuário nas Unidades Básicas de Saúde
- Data: 09/09/2022 17:09
- Alterado: 09/09/2022 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Adriana Horvath / PMD
Para qualificar ainda mais o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Diadema que passaram ou irão passar pelo Programa “UBS Nota 10”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) promoveram, entre os dias 13 de julho e 5 de setembro, a oficina “O Papel da Recepção ao Usuário nas UBSs” para discutir a função acolhedora das Unidades e como ela impacta no atendimento do paciente que chega ao serviço. Nesta primeira etapa do projeto, participaram da atividade 359 profissionais de 10 UBSs: Canhema, Casa Grande, Centro, Conceição, Eldorado, Nações, Parque Real, Piraporinha, Reid e Serraria.
“Percebemos que tinham várias ações a serem desencadeadas para modificar os processos de trabalho e começamos a discutir a partir da recepção, deste lugar onde esses profissionais são as primeiras pessoas que tem esse contato com o cidadão que vai em busca de resposta para seu problema”, explicou a coordenadora da Atenção Básica do município, Maria Luiza Malatesta.
Nos dois primeiros encontros temáticos em cada UBS, as equipes reuniram informações como: potencialidades, dificuldades, fluxos e apoio às demandas no que se refere à recepção ao usuário na Unidade Básica de Saúde. Já no terceiro, os profissionais, de diversas categorias, refletiram sobre suas percepções no trabalho e foi definida a construção de uma proposta de ação com a elaboração de uma Matriz de Intervenção, que resultará num Plano de Ação Local para melhorias na recepção ao usuário nas UBSs e que faz parte do Plano de Educação Permanente.
“Cada UBS vai construir a sua matriz de trabalho integrada, de acordo com o perfil daquela Unidade. Assim, elas vão construir seu processo de trabalho respondendo às necessidades e aos cuidados que a população precisa. Dentro do que prevê o documento Norteador da Atenção Básica”, afirmou a coordenadora.
Sheila de Souza Lima, da UBS Canhema, foi uma das profissionais que passaram pela capacitação. Ela, que há 14 anos trabalha na UBS, já foi agente comunitária de saúde por nove anos e há cinco está no cargo administrativo, sabe bem a importância dos treinamentos. “Fazia muito tempo que não tinha uma capacitação para a equipe, achei muito boa e espero que tenham outras para ampliar e envolver todas as categorias profissionais. Foi um aprendizado que ajudou a abrir a mente para outras questões do trabalho e isso vai facilitar no atendimento do usuário que procurar a UBS. Às vezes o paciente já chega na defensiva por conta da doença e ele não sabe como a unidade funciona. Agora vamos conseguir explicar de um jeito que ele entende como é o funcionamento da unidade. A UBS vai ser mais acolhedora e o usuário vai se sentir mais acolhido e satisfeito”.
Até o final do ano, será feita uma segunda rodada com as demais Unidades (ABC, Inamar, Maria Tereza, Nogueira, Nova Conquista, Paineiras, Promissão, Ruyce, São José e Vila Paulina). As ações fazem parte do “Programa UBS Nota 10: Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”, que entre os principais 10 itens de melhorias para a Atenção Básica, prevê a realização constante de treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população.