Oceanos e Itaú Cultural divulgam os semifinalistas da edição de 2022

Pela primeira vez, o júri classificou mais de 60 títulos na lista de semifinalistas, devido a empates nas notas conferidas aos diferentes livro

  • Data: 31/08/2022 11:08
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Oceanos e Itaú Cultural divulgam os semifinalistas da edição de 2022

Selma Caetano

Crédito:Agência Ophelia

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A 19ª edição do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e o itaú Cultural anunciam os semifinalistas nesta quarta-feira, 31 de agosto em seus sites: www.itaucultural.org.br e www.associacaooceanos.pt/. Foram classificados 65 títulos de autores de diferentes nacionalidades: 45 escritores brasileiros, 12 portugueses, cinco moçambicanos, uma luso-angolana, um angolano e um cabo-verdiano.

Concorrem nesta etapa obras publicadas por 40 diferentes editoras – 25 do Brasil, 11 de Portugal, três de Moçambique e uma de Cabo Verde. Foram classificados 27 romances, 18 livros de poemas, 14 de contos, cinco de crônicas e uma dramaturgia.

Nesta edição, oito autores estão publicados em mais de um país de língua portuguesa – número mais representativo desse intercâmbio literário entre todas as edições do prêmio. Editados no Brasil e em Portugal, concorrem A pediatra, da brasileira Andréa Del Fuego (Companhias das Letras Brasil e Portugal), As doenças do Brasil, do português Valter Hugo Mãe (Biblioteca Azul e Porto), Atirar para o torto, da portuguesa Margarida Vale do Gato (Macondo e Tinta-da-china), Mundo, da portuguesa Ana Luísa Amaral (Assírio & Alvim Brasil e Portugal), Museu da Revolução, do moçambicano João Paulo Borges Coelho (Kapulana e Editorial Caminho), e Vista Chinesa, da brasileira Tatiana Salem Levy (Todavia e Elsinore).

O caçador de elefantes invisíveis, do moçambicano Mia Couto, foi editado em Moçambique e Portugal (Fundação Fernando Leite Couto e Editorial Caminho), e Safras de um triste outono, do cabo-verdiano Arménio Vieira, foi publicado em Cabo Verde e no Brasil (Rosa de Porcelana e Casa Brasileira de Livros).

Mundo, da renomada escritora portuguesa Ana Luísa Amaral, concorre de maneira póstuma, uma vez que o regulamento do prêmio admite a premiação de escritores que venham a falecer após a inscrição do livro. Ana Luísa morreu em 5 de agosto.

Há ainda sete autores estreantes entre os semifinalistas, todos brasileiros: Caetano Romão, com Um nome inteiro disposto à montaria (7Letras); Carol Braga, com Minha raiva com uma poesia que só piora (Urutau); Fábio Horácio-Castro, com O réptil melancólico (Record); Luciana Ticoski, com Área de broca (Nave); Luiza de Carvalho Fariello, com Essa palavra eu não falo (Patuá); Marana Borges, com Mobiliário para uma fuga em março (Dublinense); e Vinícius Mahier, com Eu confundi um vaga-lume com um acidente de avião (Macondo).

Oceanos em números

Este ano, concorreram ao Oceanos 2.452 títulos de autores de 17 diferentes nacionalidades, com obras publicadas em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. 

Houve crescimento de 34% no número de obras inscritas em relação à edição anterior: 621 livros a mais que os 1.831 concorrentes ao Oceanos 2021.

Apenas do continente africano, o aumento foi de 121% no número de escritores participantes. Foram inscritos 62 livros de autores nascidos em Angola (18), Cabo-Verde (oito), Guiné-Bissau (três), Moçambique (31) e São Tomé e Príncipe (dois), todos escrevendo e publicando originalmente em língua portuguesa. 

Dentre os gêneros literários avaliados, a poesia – com 1.130 livros – correspondeu a 46,1% das inscrições. Os romances somaram 743 obras e representaram 30,3% do total; os livros de contos – 372 inscrições – perfizeram 15,2%, seguidos por 156 volumes de crônicas – 6,4% – e 51 obras de dramaturgia – 2,1%.

Seleção

A avaliação do Prêmio Oceanos é feita em três fases consecutivas. Na primeira etapa, um júri composto por 122 escritores, poetas, professores e críticos literários residentes em Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal elegeu os semifinalistas entre os concorrentes. Também foram escolhidos por votação os membros dos júris posteriores (Intermediário e Final). 

Na etapa que se inicia agora, o Júri Intermediário faz a seleção dos dez finalistas entre os semifinalistas. Participam Jeferson Tenório, Nina Rizzi, Paulo Scott e Prisca Agustoni, do Brasil; João Luís Barreto Guimarães e José Riço Direitinho, de Portugal; e Teresa Manjate, de Moçambique. 

Na terceira e última etapa, o Júri Final escolherá, entre os dez finalistas, os três vencedores. 

O prêmio

A premiação é de R$ 250 mil – R$ 120 mil para o primeiro colocado, R$ 80 mil para o segundo e R$ 50 mil para o terceiro.  

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa (DGLAB); com apoio e governança do Itaú Cultural, apoio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Semifinalistas de 2022

– A gaivota ou a vida em torno do lago, de Susana Fuentes | 7Letras – Poesia

– A nota amarela, de Gustavo Melo Czekster | Zouk – Romance

– A pediatra, de Andréa Del Fuego | Companhia das Letras Brasil e Portugal  – Romance

– Afastar-se (treze contos sobre água), de Luísa Costa Gomes | D. Quixote – Conto

– Alguns dias violentos, de Ismar Tirelli Neto | Macondo – Poesia

– América – um poema de amor, de Mariana Ianelli | Ardotempo – Poesia

– Área de broca, de Luciana Tiscoski | Nave – Conto

– As doenças do Brasil, de Valter Hugo Mãe | Porto e Biblioteca Azul – Romance

– As formigas do Tavinho e outras recordações, de Almiro Lobo | Alcance – Conto

– Atirar para o torto, de Margarida Vale de Gato | Tinta-da-china e Macondo – Poesia

– Autobiografia não autorizada, de Dulce Maria Cardoso | Tinta-da-china – Crônica

– Baixo esplendor, de Marçal Aquino | Companhia das Letras – Romance

– Bicho geográfico, de Bernardo Brayner | Cepe – Romance

– Clube dos niilistas, de Tom Correia | Urutau – Conto

– De cada quinhentos uma alma, de Ana Paula Maia | Companhia das Letras – Romance

– Degeneração, de Fernando Bonassi | Record – Romance

– Deste silêncio em mim, de Rui Conceição Silva | Visgarolho – Romance

– Deus Pátria Família, de Hugo Gonçalves | Companhia das Letras Portugal – Romance

– Discurso sobre a metástase, de André Sant’Anna | Todavia – Conto

– Elefantes no céu de Piedade, de Fernando Molica | Patuá – Romance

– Essa palavra eu não falo, de Luiza de Carvalho Fariello | Patuá – Conto

– Eu confundi um vaga-lume com um acidente de avião, de Vinícius Mahier | Macondo – Poesia

– Impressão sua, de André Dahmer | Companhia das Letras|Poesia

– Introdução à pintura rupestre, de José Tolentino Mendonça | Assírio & Alvim – Poesia

– Jerusalém de nós – peça em um ato, de Leo Lama | É Realizações – Dramaturgia

– Líbano, labirinto, de Alexandra Lucas Coelho | Editorial Caminho – Crônica

– Máquina, de Eleazar Venancio Carrias | Urutau – Poesia

– Maremoto, de Djaimilia Pereira de Almeida | Relógio D’Água – Romance

– Menino sem passado, de Silviano Santiago | Companhia das Letras – Romance

– Minha raiva com uma poesia que só piora, de Carol Braga | Urutau – Poesia

– Mobiliário para uma fuga em março, de Marana Borges | Dublinense – Romance

– Mundo, de Ana Luísa Amaral | Assírio & Alvim Portugal e Brasil – Poesia

– Museu da Revolução, de João Paulo Borges Coelho | Editorial Caminho e Kapulana – Romance

– Nós só compreendemos muito depois, de Laís Araruna de Aquino | Corsário-Satã – Poesia

– Notas sobre a impermanência, de Paula Gicovate | Faria e Silva – Romance

– O caçador de elefantes invisíveis, de Mia Couto | Fundação Fernando Leite Couto e Editorial Caminho – Conto

– O canto dela, de Ana Kiffer | Patuá – Romance

– O castiçal florentino, de Paulo Henriques Britto | Companhia das Letras – Conto

– O deus das avencas, de Daniel Galera | Companhia das Letras – Conto

– O drible da vaca, de Mario Prata | Record – Romance

– O evangelho segundo Madalena, de Marcelo Pagliosa | Reformatório – Romance

– O livro do homem líquido, de Pedro Pereira Lopes | Gala-Gala Edições – Conto

– O livro dos pequenos nãos, de Heloisa Seixas | Companhia das Letras – Romance

– O mais belo fim do mundo, de José Eduardo Agualusa | Quetzal – Crônica

– O réptil melancólico, de Fábio Horácio-Castro | Record – Romance

– O rinoceronte na parede, de Frederico de Oliveira Toscano | Urutau – Conto

– O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk | Companhia das Letras – Romance

– Purgatório, de Pedro Eiras | Assírio & Alvim – Poesia

– Quarentena – uma história de amor, de José Gardeazabal | Companhia das Letras Portugal – Romance

– Quem tá vivo levanta a mão, de Maria Fernanda Elias Maglio | Patuá – Conto

– Querida cidade, de Antônio Torres | Record – Romance

– Resistências íntimas e outros itinerários, de Lucilene Machado | Patuá – Crônica

– Risque esta palavra, de Ana Martins Marques | Companhia das Letras – Poesia

– Safras de um triste outono, de Arménio Vieira | Rosa de Porcelana e Casa Brasileira de Livros – Poesia

– Só as hienas matam sorrindo, de Aramyz | Urutau – Conto

– Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão | Nós – Poesia

– Tornado, de Teresa Noronha | Exclamação – Romance

– Transfer, de Kevin Kraus | Editacuja – Crônica

– Tristia, de António Cabrita | Porto – Poesia

– Um nome inteiro disposto à montaria, de Caetano Romão | 7Letras – Poesia

– Uma exposição, de Ieda Magri | Relicário – Romance

– Vazão 10.8 – a última gota de morfina, de Diógenes Moura | Vento Leste – Romance

– Vingar, de Danielle Magalhães | 7Letras – Poesia

– Virando o Ipiranga, de Guilherme Purvin | Terra Redonda – Conto

– Vista Chinesa, de Tatiana Salem Levy | Todavia e Elsinore – Romance

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  • Data: 31/08/2022 11:08
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