Emei Carlos Drummond de Andrade muda de endereço
Novo espaço foi criado para receber estudantes durante as obras de construção do Quarteirão da Educação
- Data: 26/08/2022 19:08
- Alterado: 26/08/2022 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Lucas Barboza / PMD
Cerca de 360 crianças de 4 e 5 anos, estudantes da Emei Carlos Drummond de Andrade, em Diadema, mudam de endereço a partir da próxima segunda-feira (26). A nova unidade escolar foi instalada em prédio localizado na Rua Plínio Salgado, que já abrigou uma igreja e conta com seis salas de aula, pátio interno, brinquedoteca, atelier de arte e biblioteca, além de banheiros e cozinha. As crianças e a equipe docente ficam na unidade enquanto durar as obras do Quarteirão da Educação, complexo que vai unir equipamentos de educação, arte, esporte e lazer, no bairro Promissão.
A unidade também vai receber 80 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mudança foi necessária porque a Emei Carlos Drummond de Andrade será demolida para a construção do Quarteirão da Educação, assim como a Emeb Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro. No caso do Quintanilha, os estudantes, que têm entre 6 e 11 anos, foram divididos em duas outras unidades escolares, a Emeb Cândido Portinari e a nova escola criada no prédio do futuro Centro de Formação Lisete Arelaro, no Centro de Diadema.
“Aqui, os pais entenderam que era melhor as crianças não precisarem do transporte escolar, porque são muito pequenas, e também porque se elas passassem mal ou algo assim, eles estariam mais pertos se fosse necessário buscá-las. Foi um pedido deles manter as crianças mais próximas de casa”, explicou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches. A solução, então, foi localizar na própria comunidade, em um raio de até dois quilômetros, um imóvel adequado para a implementação da escola. “Está tudo sendo preparado com muito carinho para que as crianças retomem as aulas, enquanto o Quarteirão da Educação está sendo construído”, completou.
A diretora da unidade escolar, Silvia Deco, destacou a alegria em voltar a receber os estudantes. “A partir de segunda-feira eles já estarão aqui com a gente. Esse espaço é delas, pensado para elas. Vamos receber nos próximos dias um brinquedão comprado especialmente para essa unidade e as crianças vão amar”, afirmou. “Aqui temos um pátio maior do que na antiga escola e estamos também viabilizando uma área externa para que eles possam brincar”, concluiu.
Com a mudança no endereço da escola, todo o entorno do imóvel passou por adequações viárias. A Rua Pau do Café teve o sentido alterado e agora não é mais mão dupla, apenas sobe partindo da Rua Plínio Salgado até a Rua Afonso Pena. Para ampliar o espaço de locomoção das crianças e dos responsáveis, foi criada uma faixa verde, por onde as pessoas poderão circular. Durante a próxima semana, agentes do Departamento de Trânsito estarão na escola orientando as famílias sobre as mudanças.