Secretário de Finanças de Diadema debate financiamento do SUS em seminário em Brasília
Funcia vai discutir necessidade de mudanças no modelo atual, sob risco de colapso nas contas públicas se não houver alteração
- Data: 24/08/2022 13:08
- Alterado: 24/08/2022 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
O secretário de Finanças de Diadema, Francisco Funcia, será um dos palestrantes do Seminário Nacional da Cofin (Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento), do CNS (Conselho Nacional de Saúde), que começa nesta quarta-feira (24), em Brasília. Funcia vai discorrer sobre o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde), tema de uma de suas pesquisas acadêmicas.
Economista, professor e doutor em Administração com foco em Gestão e Regionalidade, Funcia tem debatido há anos a respeito do subfinanciamento do SUS, em especial por parte dos governos federal e estadual. Funcia vem alertando sobre a possibilidade de colapso nas contas públicas caso não haja revisão da atual divisão de responsabilidades entre os três entes da federação.
Funcia participará da mesa Financiamento do SUS: Novos Caminhos!, que está marcada para esta quinta-feira (25), das 9h às 11h. Ele sentará à mesa juntamente com Eduardo Fagnani (professor, pesquisador e doutorado em Ciência Econômica); Érica Santos ( de Aragão (professora, pesquisadora e pós-doutora da Universidade de Sussex, na Inglaterra), Flávio Jose Tonelli Vaz (advogado, especialista em orçamento e políticas públicas, além de assessor técnico da Câmara dos Deputados).
O debate será transmitido pelas redes sociais do Conselho Nacional de Saúde – Facebook e pelo YouTube
O Seminário Nacional da Cofin ainda vai discutir a aplicação do teto de gastos do Orçamento federal nas políticas públicas e a participação social no financiamento do SUS.