Diadema comemora Dia do Feirante com ação preventiva

A atividade envolve uma ação de saúde e uma visita do secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio

  • Data: 24/08/2022 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 00:08
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Diadema comemora Dia do Feirante com ação preventiva

Diadema comemora Dia do Feirante

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Para lembrar o Dia do Feirante, comemorado em 25 de agosto, e valorizar o trabalho de quem vende produtos artesanias e da agricultura familiar em barracas nas ruas das cidades, a Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) realiza no próximo dia 25, nas feiras livres do Inamar e da Praça da Moça, uma homenagem aos feirantes.

A atividade envolve uma ação de saúde (aferição da pressão arterial e da glicemia) e uma visita do secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, aos dois pontos de economia para cumprimentar os negociantes pela data.

Os primeiros a receber a homenagem são os vendedores da feira do Inamar. A partir das 9h, na rua Capela com Central, onde está localizado o ponto de economia, o secretário da SESA, Gel Antônio, falará com os trabalhadores. O mesmo acontecerá com os feirantes da feira noturna da Praça da Moça, a partir das 19h.

Parceria– Para realizar a atividade preventiva nas feiras, a SESA contará com a parceria da Escola Guaicuru, que forma profissionais na área da saúde. “Vamos levar professores e alunos para medir a pressão dos feirantes e tirar dúvidas. Para aqueles que estão em jejum, na feira livre do Inamar, também, vamos aferir a glicemia”, conta a responsável pela escola Eliane Guaicuru.

“A homenagem aos feirantes é valorizar o trabalho desses profissionais que nos auxiliam em uma das coisas mais importante da vida humana que é alimentação. Eles levantam de madrugada, buscam os produtos nos interpostos, tem alguns que também são produtores, tudo isso para trazer comida fresquinha e de qualidade para a nossa mesa”, declara o secretário Gel.

O secretário ressalta, ainda, o trabalho que a Prefeitura vem realizando, visando a modernização das feiras livres em Diadema. “Quando a atual administração assumiu, em 2021, retomamos o contato com os trabalhadores do setor e começamos o processo de melhoria. Entre outras coisas, fizemos um diagnóstico das feiras, renovamos as licenças dos permissionários, capacitamos os feirantes com cursos sobre manipulação de alimentos, refizemos o alinhamento das barracas e em alguns casos, como na feira da Vila Nova Conquista, providenciamos a mudança de endereço porque local tornou-se inadequado”, disse.

Com 24 feiras livres e 3 pontos de economia, atualmente, trabalham nas feiras de Diadema 357 permissionários e todos com licença.

Compartilhar:

  • Data: 24/08/2022 09:08
  • Alterado:16/08/2023 00:08
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados