Diadema autoriza início de obras do Quarteirão da Educação
Assinatura da ordem de serviço foi feita na tarde desta sexta-feira (19)
- Data: 19/08/2022 21:08
- Alterado: 19/08/2022 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
Foi em meio ao frio e à muita emoção que o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, assinou a ordem de serviço para as obras do Quarteirão da Educação, conglomerado que inclui a construção de salas de aula e estruturas para a educação infantil, berçários e creche em tempo integral, ampliação das salas para Ensino Fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de equipamentos como quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
O Quarteirão da Educação foi um compromisso assumido com a população ainda durante a campanha do prefeito Filippi. Um equipamento que pudesse unir, na região norte da cidade, educação, cultura e esporte. “Estou muito feliz e confiante que estamos no caminho certo. Em um ano e meio vamos entregar o prédio mais bonito da educação de Diadema”, afirmou o prefeito, durante evento de despedida realizada na Emeb Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, no Jardim Promissão.
A estimativa da Secretaria de Educação é acolher mais de 1.800 estudantes, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos, até a 8ª série). Haverá oficinas de artes cênicas, balé, música, ginástica artística, natação, hidroginástica e capoeira. “Vamos olhar hoje para essas paredes e nos despedir dessa escola que já está velha e que vai dar lugar a três novas escolas, que serão lindas e que vai fazer desse o bairro mais lindo da cidade”, declarou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.
Escolhida para falar em nome da equipe docente, a professora Nair Silva assistiu, literalmente, às paredes do Quintanilha serem erguidas. Moradora da comunidade, começou a sua carreira no magistério na unidade escolar em 1985, apenas oito anos depois dela ter sido construída, em 1977. Foi professora e diretora quando a unidade ainda estava sob responsabilidade do governo estadual e retornou como professora da EJA após a municipalização. “Sei que essas paredes irão abaixo, mas a nossa comunidade merece o que virá de melhor”, afirmou. “A vida é feita de mudanças, e quando elas são boas, nós devemos abraça-las”, concluiu.
Um dos principais projetos do PPA (Plano Plurianual) Participativo, o Quarteirão da Educação será instalado na Rua Pau do Café, em terrenos onde hoje estão instaladas as Emebs Quintanilha e Carlos Drummond de Andrade. A expectativa de investimentos é na ordem de R$ 138 milhões, com 18 meses de duração das obras. Para que seja possível a construção do prédio, os estudantes das duas unidades escolares estão tendo aulas em outras escolas, para onde vão com transporte escolar. A gestão participativa que elegeu a obra como prioridade também vai continuar após a sua conclusão, por meio da criação de um conselho gestor do equipamento.
O prefeito Filippi recebeu um baú, transformado em cápsula do tempo, onde foram colocadas cartas de todos os estudantes do Quintanilha com os seus desejos para a nova escola. O baú será aberto por ocasião da inauguração do equipamento. Dos estudantes do Carlos Drummond, o prefeito recebeu um livro de memórias, com registros dos estudantes da unidade. As obras do Quarteirão da Educação terão início na próxima semana.