Hospital A.C. Camargo manterá atendimento a pacientes da rede pública na capital paulista

Acordo entre a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e representantes do hospital foi firmado na manhã desta quinta-feira (18), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes

  • Data: 19/08/2022 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Hospital A.C. Camargo manterá atendimento a pacientes da rede pública na capital paulista

Médico

Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil

Você está em:

O hospital oncológico A.C. Camargo seguirá atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (18), após reunião com representantes do Governo do Estado e da fundação que administra o hospital. O acordo estabelece que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo complementarão os recursos que o Ministério da Saúde, responsável pela definição da tabela SUS, repassa ao hospital.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do diálogo para concretização do acordo. “Eles não só irão continuar o atendimento SUS nesse que é um dos maiores hospitais não só do Brasil, mas do mundo, e que detém grande tecnologia no combate ao câncer, mas, também, na reunião ficou definida a ampliação das complexidades atendidas.

Os detalhes para renovação do contrato e ampliação dos atendimentos serão definidos nos próximos meses.

“O acordo prevê que nós vamos focar o A.C. Camargo no atendimento de alta complexidade. É onde nós temos mais bem-estar, a estrutura está mais preparada para isso e a remuneração desse atendimento de alta complexidade vai ser o suficiente para o A.C. Camargo encontrar a sua sustentabilidade”, disse o diretor-geral da A.C. Camargo Câncer Center, Victor Andrade.

“Em nenhum momento o A.C. Camargo disse que não poderia contribuir com recursos próprios para o atendimento ao SUS. Apenas ele tem que ter um limite da sua sustentabilidade. A instituição também está disposta a colocar alguns recursos que ela obtém do seu atendimento ao público privado, atendemos todos os públicos privados e quase todas as operadoras, e o recurso gerado por esses atendimentos a gente vem usando no SUS. Estamos dispostos a continuar utilizando, mas ele tem que ter uma sustentabilidade de longo prazo. O que a gente está entrando em acordo aqui é que A.C. Camargo, prefeitura e o estado vão juntos encontrar essa sustentabilidade de longo prazo”, concluiu Victor Andrade.

“Todos saem ganhando com a manutenção dessa parceria, especialmente a população. Temos trabalhado para ampliar e aprimorar a assistência em saúde e continuar contando com o suporte de um hospital da importância do A.C. Camargo é de suma importância nesse processo”, pontou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Cabe destacar que além do A.C. Camargo, a rede municipal de saúde conta com outros prestadores de serviço para tratamento de câncer.

Ampliação da rede de atendimento

A gestão municipal continua expandindo a rede de tratamento oncológico. Em maio deste ano a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou à população o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, no HM Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho – Vila Santa Catarina, que dispõe de tratamento de alta complexidade, com implemento inclusive de robótica, inédito em um hospital municipal do SUS.

A unidade, gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, tem capacidade ambulatorial para atender 10 mil pacientes por mês, além de realizar 8 mil exames radiológicos e 450 cirurgias. A estrutura física do centro oncológico, que é um dos legados pós-pandemia no município, é composta por 115 leitos de internação clínica e cirurgia oncológica, 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 23 consultórios.

O centro também dispõe de dois equipamentos de tomografia, um de ressonância magnética, sete salas de intervenção por ultrassom, uma sala de histeroscopia, uma de cistoscopia, duas salas para endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, além de uma farmácia oncológica de alto custo administrada pela SMS.

Compartilhar:

  • Data: 19/08/2022 09:08
  • Alterado:16/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados