Falando de Transportes e Transportadoras – Dicas para escapar das frias

Com a queda dos termômetros nos meses de inverno, os veículos leves movidos a diesel tendem a apresentar irregularidades na partida. Os motores a diesel trabalham por compressão do ar na câmara de combustão, o que gera aquecimento do ar a ponto de queimar o combustível injetado. “No entanto, parte desse calor se perde em […]

  • Data: 16/08/2022 12:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Dicas para escapar das frias

Sobre cuidados com veículos a diesel no inverno

Crédito:Divulgação

Você está em:

Com a queda dos termômetros nos meses de inverno, os veículos leves movidos a diesel tendem a apresentar irregularidades na partida.

Os motores a diesel trabalham por compressão do ar na câmara de combustão, o que gera aquecimento do ar a ponto de queimar o combustível injetado. “No entanto, parte desse calor se perde em componentes frios, e o aquecimento não é suficiente para fazer a queima do diesel, sobretudo no inverno. Nesse momento, entra em ação o sistema de partida a frio do veículo, composto por velas aquecedoras que fornecem calor adicional para facilitar a partida”, conta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Mori explica que o sistema pode funcionar de formas diferentes a depender da tecnologia disponível no veículo. Nos motores modernos, que têm gerenciamento eletrônico, um sensor de temperatura é responsável por sinalizar para a central eletrônica a necessidade de acionamento do sistema, feito de forma automática. “Já nos motores mais antigos, uma luz em forma de mola, que indica o acionamento do sistema, aparece no painel de controle. Assim que essa luz é apagada, o motorista pode dar a partida”, orienta Mori.

A fumaça branca é resultado do diesel não queimado pelo motor, o que aumenta o consumo de combustível e prejudica o ambiente. Alguns sistemas também dispõem da função pós-aquecimento, que consiste em manter as velas acionadas após a partida do motor para evitar tanto a formação de fumaça branca quanto a ocorrência de falhas de funcionamento.

É importante examinar o sistema de partida a frio uma vez por ano e sempre que houver dificuldade na partida a frio ou fumaça branca no escapamento. “Esse sistema é composto por velas aquecedoras que fornecem um calor adicional com a finalidade de facilitar a partida. Sempre que for preciso trocar as velas aquecedoras, a recomendação é que seja feita a substituição do conjunto para evitar falhas recorrentes no sistema”, conclui o especialista da NGK.

Compartilhar:

  • Data: 16/08/2022 12:08
  • Alterado:16/08/2023 08:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados