Governo do Estado capta R$1,5 bilhão para aporte nas obras da Linha 6 – Laranja do Metrô
Com mais de 9 mil pessoas trabalhando na obra, linha terá 15 km e ligará Zona Norte ao Centro de São Paulo
- Data: 11/08/2022 10:08
- Alterado: 16/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sefaz-SP
Estação Água Branca
Crédito:Divulgação Linha Uni
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), firmou na quarta-feira (10) contrato de financiamento de R$ 1,5 bilhão com o BNDES para aporte de recursos nas obras da linha 6-Laranja do Metrô. Os valores serão utilizados pelo Estado para o pagamento parcial do aporte público na PPP Linha Universidade, responsável pela obra.
Com mais de 9 mil pessoas trabalhando na obra, a Linha 6 – Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, ligando a Brasilândia (Zona Norte) à estação São Joaquim, no Centro de São Paulo. A previsão é de que seja inaugurada em 2025, beneficiando 633 mil passageiros por dia.
O empreendimento já atingiu 25% de obras concluídas. A obra ficou conhecida como linha das universidades por ligar diversas instituições de ensino como a UNIP, Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FAAP, Mackenzie, FGV e FMU, passando também por locais conhecidos da Capital como o SESC Pompéia, Allianz Parque e o Estádio do Pacaembu.
A Linha 6 se ligará à CPTM na estação Água Branca, à Linha 4- Amarela em Higienópolis e à Linha 1 -Azul do Metrô, na Estação São Joaquim.