Conheça Gaules, um dos streamers mais famosos do Brasil

O ex-jogador profissional de Counter-Strike: Global Offensive, Alexandre Borba Chiqueta, alcançou a fama nacional com o nickname “Gaules” fazendo transmissões de Counter-Strike

  • Data: 09/08/2022 12:08
  • Alterado: 09/08/2022 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
Conheça Gaules, um dos streamers mais famosos do Brasil

Crédito:Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Você está em:

O ex-jogador profissional de Counter-Strike: Global Offensive, Alexandre Borba Chiqueta, alcançou a fama nacional com o nickname “Gaules” fazendo transmissões de Counter-Strike. Hoje com 38 anos e entre os 3 streamers mais famosos do Brasil, Gaules relembra o seu primeiro contato com jogos eletrônicos, quando tinha apenas 14 anos. Na época o streamer jogava CS 1.6 na lan house Monkey Tatuapé e o seu maior objetivo era ingressar na equipe “Monkey” onde o paulista iniciou sua carreira jogando profissionalmente CS:GO. 

Para ele, jogar profissionalmente no início da sua adolescência, era meramente uma forma de jogar gratuitamente o jogo que gostava, quando não havia clientes na lan house e o seu dinheiro era curto. Após diversas tentativas sem sucesso para entrar na equipe e pela insistência de Gaules, a equipe Monkey decidiu então formar um esquadrão de categoria júnior, na qual Gaules era o líder.

E foi dessa forma que Gaules adquiriu experiência ao mesmo tempo que chamava atenção pelo seu bom desempenho dentro das partidas competitivas de CS. Quando apareceu a chance para fazer parte do time principal, ele estava preparado para participar da primeira seletiva Cyberathlete Professional League, situada no Rio de Janeiro. Deste momento adiante, Gaules assumiu permanentemente a posição de titular, onde atuou dos 14 aos 17 anos de idade em 2001.

Novos horizontes com o projeto g3nerationX

Após a rede de lan houses “Monkey” optar por ficar apenas com os melhores jogadores de cada lan house, deixando Gaules fora do quadro de atletas escalados, ele não se abalou, e provou ter resiliência de sobra. Foi quando surgiu a ideia de criar um novo projeto na companhia de alguns amigos: Henrique Abbade Onoda “FeijaO”, “mee”, Igor Melro “vip” e Rodrigo Neves Rodrigues “Crash”. 

O projeto, intitulado como “g3nerationX”, uma organização de esports que em sua estreia na esfera competitiva, se consagrou campeã, em competição que ocorreu no Monkey Santa Cruz. A partir desta vitória, a equipe teve alta projeção, dentro e fora do Brasil. 

A organização seguiu ativa até o ano de 2016 e durante o período competitivo, concentrou uma extensa lista de conquistas. Uma das mais importantes foi a competição World Cyber Games 2001, onde a g3x ficou com a impressionante 8ª colocação, meses após ter ficado em 1º lugar na World Cyber Games Brasil. Segundo Gaules, após retornar do World Cyber Games 2001, a equipe ficou 2 anos sem perder uma única partida em competições nacionais. Mesmo entre idas e vindas de seus companheiros, Gaules sempre esteve na posição de líder dentro da equipe.

Já no ano seguinte, em 2002, dos 7 campeonatos que a g3nerationX disputou, foi campeã em 4 torneios: Campeonato de Counter-Strike E-Games: Vila Mariana, 1º Campeonato Inter-Estadual do Arena Jogos, CPL Summer – Brazil Divisional Monkey Event, CPL Summer – Brazil Regional Event.

Em 2006 a principal patrocinadora da equipe, Intel, pôs fim na parceria que havia com a g3x, o que fez a situação financeira da organização entrar em declínio.

Técnico da MIBR 

Um dos maiores títulos da sua carreira veio em 2007, quando a convite de Paulo “pvell”, Gaules atuou como treinador da MIBR, formado por jogadores de peso:  Lincoln “fnx” Lau, Thiago “btt” Monteiro, Wellington “ton” Caruso, Bruno “bit” Lima e Olavo “cky” Napoleão. Gaules conseguiu trazer a taça para o Brasil, batendo equipes prediletas como Fnatic, SK Gaming e emuLate. No ano seguinte, a equipe brasileira ficou com o 2º lugar na DreamHack Winter.

Da falência financeira ao topo da Twitch

Em 2008, Gaules decidiu se afastar dos esports e se concentrou em estudar Marketing, onde veio a ser contratado pela Samsung mais tarde. 

Se dedicando muito por algo que não era sua paixão e com pouco retorno financeiro, não levou muito tempo até que Gaules retornasse ao que realmente o motiva: esports. Não seria exagero em afirmar que Gaules contribuiu de modo significativo para a disseminação do cenário competitivo no país. 

Além de fundar uma produtora em 2011, ele também colaborou na organização de diversos projetos: Agência X5, Brasil Gaming League e Mega Arena X5. De fato, Gaules foi também responsável por ajudar com a formação de profissionais no setor competitivo de CS no país. 

Em 2017, Gaules viu suas finanças se esvaindo e até sem ter onde morar, tampouco como se manter, foi quando ele foi diagnosticado com depressão. Com o auxílio de seus ex-colegas da g3x, ele conseguiu alugar um apartamento e um computador para começar a fazer transmissões pela Twitch, mudando sua vida de uma vez por todas e sendo um dos maiores sucessos da atualidade. 

Gaules está no top 10 streamers no mês de julho 

Atualmente, Gaules é considerado uma das personalidades mais influentes da internet. Em 2020, levou a melhor no Prêmio Esports Brasil, na categoria de Melhor Streamer e Personalidade do Ano, sendo o streamer mais assistido do mundo. No ano seguinte, repetiu o feito e venceu na mesma categoria.

Mais recentemente, foi divulgado pela Stream Charts o ranking mundial dos top 10 streamers da plataforma Twitch, na qual o brasileiro ocupa a 4ª posição. Ao todo, Gaules ficou 736 horas no ar e acumulou mais de 9,5 milhões de horas assistidas no mês de julho.

Compartilhar:
1
Crédito:Fabio Piva / Red Bull Content Pool
1
Crédito:Fabio Piva / Red Bull Content Pool
1
Crédito:Fabio Piva / Red Bull Content Pool
1
Crédito:Fabio Piva / Red Bull Content Pool

  • Data: 09/08/2022 12:08
  • Alterado:09/08/2022 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados