Conversa Franca traz Luiz Marinho
Programa será ao vivo amanhã, 9 de agosto, terça-feira, 17h, pelas redes sociais do portal ABC do ABC
- Data: 08/08/2022 17:08
- Alterado: 08/08/2022 17:08
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução
Dando sequência à série de entrevistas que o Conversa Franca, apresentado pela jornalista Andréa Brock, tem feito com alguns candidatos, amanhã será a vez do presidente estadual do PT, ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, ex-prefeito de São Bernardo do Campo e candidato a deputado federal Luiz Marinho.
Marinho tem uma trajetória política ligada ao ex-presidente Lula. Trabalhou na Volkswagen e foi tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 1996, foi eleito presidente, sendo reeleito para os mandatos de 1999 a 2002 e 2002 a 2003.
Como presidente do Sindicato, foi o principal responsável pelo acordo emergencial do setor automotivo e de projetos de renovação da frota nacional de veículos, em 1999. Neste mesmo ano, comandou uma negociação histórica, impedindo a demissão e mais de 10 mil funcionários da Volkswagen. Ainda negociou com a direção mundial da Whirpool, em Miami, a extensão do prazo de fechamento da fábrica da Brastemp, em São Bernardo. Por essa atuação, foi apontado pela CNN-Time como uma das novas lideranças latino-americanas do novo milênio.
Também defendeu os postos de trabalho da Ford, em Detroit (EUA), conseguindo garantia de emprego por cinco anos para os trabalhadores da unidade de São Bernardo e quatro anos para os de Taubaté.
Em 2002, foi candidato a vice-governador de São Paulo, na chapa encabeçada por José Genoíno. Em 2003, elegeu-se presidente da CUT, com 74% dos votos. Entre 2003 e 2004, foi nomeado presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar).
Em julho de 2005, assumiu o Ministério do Trabalho, a convite o presidente Lula, de quem é amigo desde o final dos anos 1970. Naquele ano, comandou uma negociação histórica que definiu a política permanente de correção do salário mínimo acima da inflação.
Em 29 de março de 2007, assumiu o Ministério da Previdência Social, onde implementou uma gestão modernizadora, acabando com as filas nas portas do INSS, investindo em tecnologia e modernização das agências e também na qualificação profissional dos funcionários do ministério. Deixou a pasta em junho de 2008, para disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo.
Foi eleito prefeito de São Bernardo em 2008, no segundo turno, com 237 mil votos (58,19%). Em 2012, foi reeleito prefeito, já no primeiro turno, com 261 mil votos (65,8%).
Durante seu mandato foi eleito três vezes presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne os prefeitos das 7 cidades da região, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e secretário-geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).
É presidente estadual do PT desde junho de 2017. Foi candidato ao governo do Estado em 2018, quando obteve 2.563.922 votos (12,66% dos votos válidos).
É a primeira vez que Marinho disputará uma vaga no Legislativo. Ele será candidato a deputado federal pelo PT esse ano.
No Conversa Franca ele irá falar sobre sua atuação à frente da Executiva Estadual do PT e seus projetos para a Câmara Federal. O Conversa Franca irá ao ar essa semana amanhã, 9 de agosto, ao vivo, 17h, pelas redes sociais do portal ABC do ABC.