Bancários do ABC lançam campanha nacional nesta quinta (4)
Sindicalistas vão promover atividades na região para apresentar reivindicações da categoria e conversar sobre a realidade do País
- Data: 03/08/2022 15:08
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sindicato dos Bancários do ABC
Bancários do ABC
Crédito:Divulgação
O Sindicato dos Bancários do ABC e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-SP) lançam nesta quinta, 4 de agosto, a campanha nacional dos bancários 2020 no Grande ABC. Os sindicalistas vão percorrer ruas centrais e locais de maior aglomeração, além de agências bancárias, para apresentar a pauta de reivindicações da categoria e falar sobre a realidade do País.
Entre as principais reivindicações deste ano estão a reposição nos salários e nas demais verbas (inflação entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022, com INPC mais 5% de aumento real); aumento maior para os vales refeição e alimentação; garantia dos empregos; manutenção da regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atualizada pelo índice de reajuste, e jornada contratual de 4 dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira.
Além disso, são reivindicados o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral, a proteção aos trabalhadores adoecidos e o acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da covid-19. Várias rodadas de negociação já vêm ocorrendo. “Valorizamos o diálogo e, até o momento, temos a expectativa de avançar nas discussões. No entanto, há impasses importantes como na questão da segurança bancária, que entendemos ser fundamental para os bancários e a sociedade”, destaca o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
Grande ABC – Nas sete cidades do Grande ABC trabalham cerca de 4.700 bancários em 340 agências bancárias, 30 postos de atendimento (PABs) e cooperativas. O Sindicato, criado em 1959, conta com aproximadamente 2.500 sócios.