Balanço da Brock – 02/08/2022

Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado

  • Data: 02/08/2022 17:08
  • Alterado: 02/08/2022 17:08
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Balanço da Brock – 02/08/2022

Crédito:

Você está em:

Mulheres unidas 

Na presença de tucanos históricos como o ex-governador, ex-deputado e senador por São Paulo, José Serra e Tasso Jereissati, ex-governador e atual senador pelo Ceará, a candidata a presidente pelo MDB, Simone Tebet, anunciou na manhã de hoje, na sede do PSDB de São Paulo, a vice escolhida para compor sua chapa: trata-se da ex-deputada federal e atual senadora da República por São Paulo, Mara Gabrilli, do PSDB. O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e o presidente nacional do MDB, Bruno Araujo, falaram da importância de uma chapa composta por mulheres nessas eleições. 

A deputada estadual Carla Morando, de São Bernardo, e o ex-deputado federal e ex-ministro da Cultura, Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, compuseram a mesa principal. 

Emocionada 

Mara agradeceu Serra por ter acreditado no trabalho dela a vida toda e por ter criado a secretaria da pessoa portadora de deficiência em seu governo em 2005, quando foi prefeito de São Paulo. 

Tebet e Gabrilli atuaram em muitos momentos juntas nas comissões do Senado. “A Simone foi a primeira mulher a ser candidata a presidência do Senado. Eu tenho enorme admiração por sua história de luta. É possível fazer diferente e juntas nós faremos”, afirmou Mara. 

Luta das mulheres

O anúncio de Mara Gabrilli na vice da chapa de Simone Tebet traz uma nova realidade para a disputa eleitoral à presidência do país. Alguns acreditam que a terceira via agora começa a ganhar visibilidade com a vinda de Mara para a chapa de Tebet. Isso porque as mulheres têm sido extremamente disputadas para compor as chapas dessas eleições. 

Pesquisas apontam que a principal rejeição do presidente Jair Bolsonaro tem sido das mulheres. Sua esposa, Michelli, tem o acompanhado em seus eventos políticos justamente para reforçar a imagem feminina na busca pela sua reeleição. Em seus discursos Michelli reforça as ações de Bolsonaro para as mulheres. 

Na disputa 

As mulheres hoje no Brasil representam 52% dos eleitores brasileiros. Pesquisas qualitativas feitas pelo MDB mostraram que uma chapa com duas mulheres seria um diferencial. Além do MDB, o PSTU lançou duas mulheres: Vera Lucia, candidata a presidente e a líder indígena Kunã Yoporã, como vice. Já a chapa do PCB é encabeçada pela economista Sofia Manzano, que terá o jornalista Antonio Alves como candidato a vice. 

Incomodo 

O presidente Jair Bolsonaro chamou hoje de “cara-de-pau” e “sem caráter ” os que assinaram o manifesto pró-democracia, organizado pela USP e que será lido no próximo dia 11 de agosto no campus da universidade. A Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, organizada pela sociedade civil e por setores do empresariado como reação a algumas declarações de Bolsonaro, tem provocado um certo incômodo no presidente. O documento já conta com quase 700 mil assinaturas e espera, até o dia 11, ultrapassar um milhão. “Esse pessoal que assina esse manifesto é cara de pau, sem caráter, não vou falar outros adjetivos porque sou uma pessoa bastante educada”, afirmou Bolsonaro em entrevista à rádio Guaiba. 

Reação 

A Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito provocou uma reação de simpatizantes de Bolsonaro. Um grupo identificado como Movimento dos Advogados de Direita lançou um manifesto de apoio ao presidente. O advogado Paulo Maffioletti, idealizador do Manifesto à Nação Brasileira – Defesa das Liberdades afirma que o documento é uma resposta à Carta em Defesa do Estado Democrático.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/08/2022 05:08
  • Alterado:02/08/2022 17:08
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados