Museu da Língua Portuguesa tem sarau, samba e últimos dias da homenagem a José Saramago
Semana de 18 a 24 de julho é marcada por quinta edição do Sarau Língua Afiada, projeto Biricar com o grupo Pagode na Lata e encerramento da instalação O Conto da Ilha Desconhecida
- Data: 18/07/2022 09:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa
Crédito:Ciete Silvério
A semana de 18 a 24 de julho no Museu da Língua Portuguesa será bastante agitada e terá atividades para toda a família. A programação tem poesia, pagode, homenagem a José Saramago e oficinas artísticas, além da exposição principal, dedicada à diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo.
O grande destaque deste período são os últimos dias da Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que ocupará o saguão B até o próximo domingo, dia 24 de julho. A obra, uma barca com sete metros de comprimento, é uma criação da companhia teatral Pia Fraus, que se inspirou na história do livro de mesmo nome, escrito por José Saramago. Trata-se de mais um tributo prestado pelo Museu ao centenário do escritor, o único em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
A semana também marca o encerramento da Estação Férias – Lugares para Mirar, que, desde 1º de julho, tem promovido ações artísticas e culturais para o público de todas as idades. Além das oficinas Lugares de Mirar e Em-Barcar, oferecidas todos os dias, haverá no sábado, dia 23, às 14h, a oficina Sonho e Imaginação, na qual os participantes serão convidados a descrever os seus sonhos; e no domingo, dia 24, das 10h30 às 11h30, uma contação de histórias especial.
Na quarta-feira, dia 20, o projeto Biricar, do coletivo Birico Arte, ocupará pela última vez a calçada da Estação da Luz, sede do Museu da Língua Portuguesa. Desta vez, com o Pagode na Lata, grupo formado por trabalhadores do território onde o Museu está inserido. Trata-se de uma atividade promovida pela Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa.
Já no sábado, dia 23, Sérgio Vaz, um dos autores de maior sucesso da última Bienal Internacional do Livro de São Paulo, trará o Sarau da Cooperifa, que ele criou na zona sul paulistana, para o pátio B do Museu da Língua Portuguesa, na quinta edição do Sarau Língua Afiada, que acontecerá das 12h às 14h. A dica aos interessados é chegar cedo e desengavetar a poesia que tenha escrito: como o microfone fica aberto, qualquer um pode participar e mostrar a sua arte. O responsável pelo som será novamente o DJ Zeca.
Há ainda a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que, por meio de recursos audiovisuais imersivos e interativos, permite conhecer a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo. Experiências como Palavras Cruzadas ajudam ainda a descobrir a origem de vários termos de nosso vocabulário.
SERVIÇO
Instalação O Conto da Ilha Desconhecida
Até 24 de julho
De terça a domingo, das 9h às 18h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Estação Férias – Lugares para Mirar
Até 24 de julho
De terça a domingo, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Biricar – com Pagode na Lata
Dia 20 de julho (quarta-feira)
Das 11h às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
5º Sarau Língua Afiada – com Sarau da Cooperifa e DJ Zeca
Dia 23 de julho (sábado)
Das 12h às 14h
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Ingressos na bilheteria ou pela internet
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78