Desenvolvimento Econômico oferece serviços gratuitos à população da Zona Oeste
Iniciativa "Governo nos Bairros" é voltada a moradores do Butantã, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana
- Data: 15/07/2022 15:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
"Governo nos Bairros" é voltada a moradores do Butantã
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a prefeitura, promoveu nesta sexta-feira (15) o “Governo nos Bairros”, com diversos serviços gratuitos à população da Zona Oeste. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico marcou presença com programas de capacitação e empregabilidade, além de linhas de crédito para empreendedores pelo Banco do Povo Paulista.
Durante a cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, falou sobre a importância do trabalho em conjunto entre estado e prefeitura: “Quanto maior for essa parceria entre estado e município, melhor. Nosso papel é garantir que a política pública funcione, respeitando o dinheiro do contribuinte, e parte da nossa missão é formar pessoas, qualificar e buscar conexão com o setor privado para garantir que o que está sendo oferecido tenha conexão com a necessidade das pessoas. Então, temos uma série de serviços aqui com esse objetivo”.
O mutirão de serviços ofereceu orientação e inscrições para os cursos profissionalizantes do programa Via Rápida, que possui 50 mil vagas abertas para aulas online. Além de 5 mil vagas para cursos presenciais, com bolsa auxílio de R$ 210. Os cursos são para diversas áreas, como tecnologia, marketing, turismo e conteúdos para a internet, e estão divididos em três modalidades: SP Criativo, SP Tech e Via Rápida. As inscrições podem ser feitas no site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 24 de julho.
Visando a alcançar os empreendedores da capital, a iniciativa conta com atendimento para a liberação de crédito por meio das linhas do Banco do Povo, como Empreenda Rápido e Empreenda Mulher. Além disso, a linha Nome Limpo, lançada esse ano, oferece R$ 100 milhões em créditos para empresas negativadas durante a pandemia da covid-19. O objetivo dessa ação é facilitar a regularização da situação de empresários negativados junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Oportunidades
Bolsa Empreendedor: Iniciativa destinada a desempregados ou MEIs em situação de vulnerabilidade por meio de qualificação e bolsa-auxílio para migrar para o mercado formal.
Via Rápida: O programa atua na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio.
Banco do Povo: Linhas de crédito, como Empreenda Rápido, Empreenda Mulher, Empreenda Afro e Nome Limpo, estão destinadas aos que ficaram negativados durante a pandemia.