Tributo a Guilherme de Almeida revela as várias facetas do escritor
O museu-casa literário, que leva o nome do poeta, presta homenagem a sua obra no mês de julho e apresenta a diversidade de seu trabalho
- Data: 15/07/2022 13:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Casa Guilherme de Almeida
Crédito:André Hoff
O museu Casa Guilherme de Almeida realiza no mês de julho mais uma edição do Guilherme de Almeida em Cena ? evento que homenageia a obra do poeta em seu mês de nascimento e falecimento. A atividade, que acontece de 21 a 24 de julho, tem como objetivo apresentar a pluralidade do trabalho do escritor e contempla desde sua atuação como cronista e crítico de cinema até seu interesse pela cultura japonesa, principalmente pelo haicai ? modelo de poema de origem japonesa que tem a brevidade como uma de suas características. Neste ano a programação abre as inscrições para as atividades presenciais e virtuais.
O tributo inicia no dia 21 de julho, quinta-feira, a partir das 19h, com a palestra Crônicas de Guilherme de Almeida, de Cesar Veneziani, poeta e mestre em Estudos da Tradução pela FFLCH-USP, e Marlene Laky, jornalista pela PUC-CAMP, conservadora-restauradora formada pelo SENAI e coordenadora de oficinas sobre conservação de livros na Casa Guilherme de Almeida. Eles abordam o trabalho do escritor como cronista por meio da leitura de crônicas publicadas nos jornais Diário da Noite, Folha da Manhã, Jornal de S. Paulo, Diário de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, mostrando a habilidade do poeta ao lidar com diferentes assuntos, como futebol, música, entre tantos outros. A atividade acontece on-line.
Já na sexta-feira, 22 de julho, também às 19h, a atividade Guilherme de Almeida, pioneiro da crítica cinematográfica, tem como foco a atuação do escritor como crítico de cinema. O palestrante Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP, revisita a trajetória do poeta na apreciação cinematográfica com exemplos de uma metodologia própria empregada para analisar filmes de diversos gêneros e nacionalidades. Os exemplos usados fazem parte do livro Cinematographos — Antologia da crítica cinematográfica, organizado por Donny Correia e Marcelo Tápia, publicado em 2016. A palestra será realizada via Zoom e para participar basta se inscrever.
No sábado, dia 23 de julho, o público da Casa Guilherme de Almeida vai usufruir de atividades ao longo do dia, começando às 10h30, com a palestra Guilherme de Almeida e o haicai no Brasil, ministrada por Marcelo Tápia, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com pós-doutorado em Letras Clássicas pela mesma instituição e diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Marcelo apresenta a história da prática do Haicai no Brasil, com foco na contribuição de Guilherme de Almeida, que foi um dos principais divulgadores e adaptadores deste formato de poema. A atividade acontece na plataforma Zoom.
No mesmo dia, às 15h, será exibido o curta-metragem Os haikais do príncipe, de Maurício Squarisi, que conta a vida e parte da obra de Guilherme de Almeida. Após a sessão, o público contará com comentários do diretor, que também é cofundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ? um dos maiores núcleos de produção cinematográfica de animação do Brasil.
Em seguida, às 16h, haverá a exibição do longa-metragem Apassionata, dirigido por Fernando de Barros, obra na qual Guilherme de Almeida elaborou os diálogos, contribuições em roteiros que o escritor realizava esporadicamente. O filme — produzido em 1952 pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz — conta a história de uma pianista, interpretada por Tônia Carrero, que é acusada pela morte de seu marido, um famoso maestro (Zbigniew Ziembinski). Após sua inocência ser comprovada, ela se retira para um lugar junto ao mar e lá conhece Pedro (Anselmo Duarte), diretor de um reformatório, com quem inicia um intenso romance. Trata-se do filme de estreia do ator Paulo Autran no cinema.
Após a exibição, o crítico cinematográfico Donny Correia comentará o filme. As duas sessões de filmes serão realizadas presencialmente, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, e pedem inscrição.
E para encerrar esta edição do tributo ao escritor, no domingo, 24 de julho, às 14h, acontecerá a atividade Guilherme de Almeida e o Japão, com Débora Paneque, pós-graduada em Gestão do Patrimônio e Cultura. A educadora artística levará os participantes para uma visita temática na Casa Guilherme de Almeida, onde poderão conhecer peças do acervo, haicais e trechos de textos que destacam o interesse e contato do poeta com a cultura japonesa. A visita acontecerá presencialmente e para participar é necessário se inscrever.
SERVIÇO
GUILHERME DE ALMEIDA EM CENA
Palestra: Crônicas de Guilherme de Almeida
Com Cesar Veneziani e Marlene Laky
Quinta-feira, 21 de julho, às 19h
Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom.
Inscrições aqui
Vagas: 300
Palestra: Guilherme de Almeida, pioneiro da crítica
Com Donny Correia
Sexta-feira, 22 de julho, às 19h
Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom.
Inscrições aqui
Vagas: 300
Palestra: Guilherme de Almeida e o Haicai no Brasil
Com Marcelo Tápia
Sábado, 23 de julho, às 10h30
Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom.
Inscrições aqui
Vagas: 300
Exibição do curta-metragem: Os hai-kais do príncipe
Com Maurício Squarisi
Sábado, 23 de julho, às 15h
Atividade presencial no Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 — Perdizes/SP
Inscrições aqui
Vagas: 30
Exibição do longa-metragem: Apassionata, de Fernando de Barros
Com Donny Correia
Sábado, 23 de julho, às 16h
Atividade presencial no Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 — Perdizes/SP
Inscrições aqui
Vagas: 30
Visita temática: Guilherme de Almeida e o Japão
Com Debora Paneque
Domingo, 24 de julho, às 14h
Atividade presencial no museu Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Macapá, 197 — Perdizes/SP
Inscrições aqui
Vagas: 05