Especialistas nacionais e internacionais debatem sustentabilidade na Virada ODS

A Virada segue até este domingo (10) com atividades culturais e educativas, feira de negócios, hackathon em 10 locais da cidade

  • Data: 10/07/2022 12:07
  • Alterado: 17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Especialistas nacionais e internacionais debatem sustentabilidade na Virada ODS

Virada ODS

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo abriu oficialmente a Virada ODS, maior evento do mundo sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na manhã desta sexta-feira (08), no Pavilhão da Bienal. O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura e destacou o ineditismo de Virada para discutir o desenvolvimento sustentável das cidades.

“Hoje é dia histórico para a cidade, para o Estado e para o país, pois São Paulo dá o grande exemplo de que tem muito respeito à sustentabilidade e, mais ainda, tem ações concretas em apoio ao desenvolvimento sustentável. Temos um compromisso enorme na cidade com todas as questões da ODS. Não só na sustentabilidade, mas, também, em todas as ações para cuidar das pessoas, habitação e transporte. No nosso plano de metas, as ações têm uma inter-relação com as 17 ODSs. Isso é fundamental”

Com uma programação extensa, não só no Pavilhão do Ibirapuera, mas em outros nove polos espalhados por toda a capital, a Virada que segue até o domingo (10) com atividades culturais e educativas, feira de negócios, hackathon, entre outras. “Essa é a primeira Virada ODS aqui na cidade. Temos muito que aprender, mas também, muito a compartilhar. Coisas positivas que desenvolvemos aqui e que, num evento desse tamanho, a gente vai reverberar para outros municípios do Estado, do Brasil e do mundo inteiro”, destacou o prefeito.

Durante os três dias, o evento objetiva popularizar a agenda de sustentabilidade, no interesse de valorização do desenvolvimento mais verde, inteligente e inclusivo. Para a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy o importante é toda população saber o que e quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. “Queremos expandir a ODS como uma palavra corriqueira, que as pessoas entendam que é para salvar o planeta. Muitas pessoas já praticam isso. Quando você apaga a luz, fecha a torneira, faz combate ao racismo e dá dignidade à mulher, tudo isso é ODS. As pessoas só precisam se aplicar um pouco mais e ter essa consciência”, disse a secretária.

Fórum

O destaque na programação fica para o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que durante os três dias reunirá gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil e do setor privado, para debater os avanços e desafios das cidades no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. “O amanhã depende de nós. Da conscientização da nossa população. Da capacidade de conquistarmos mais corações e mentes para esse grande projeto de salvação do nosso planeta”, afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

¨Não estamos buscando qualquer tipo de desenvolvimento. Queremos uma forma de desenvolvimento que seja justa e sustentável”, completa a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks.

O 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, com o apoio do projeto CITinova e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). “Vivemos um conjunto de problemas no mundo: desigualdade, clima, pandemia e todos temos um compromisso com a sua solução. Esse evento vem para estimular ainda mais o avanço do enfrentamento desses importantes desafios que a gente tem”, disse o presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão.

Participam do Fórum alguns convidados como o ex-secretário das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o jornalista Caco Barcellos, o líder indígena e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena, Txai Suruí, o médico, pesquisador e escritor, Drauzio Varella, a pesquisadora e doutora em Patologia Humana e Experimental, Jaqueline Goes, o rap brasileiro, ator, compositor e coautor do livro Falcão- Meninos do Tráfico, MV Bill e o empreendedor e fundador da JR Diesel, maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, Geraldo Rufino. 

Programação da Virada

A Virada ODS de São Paulo abrangerá seis áreas dentre os 17 ODS: Comunicação; Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico; Justiça; Educação e Cultura. Nesta sexta-feira e no sábado, serão realizados bate-papos sobre ODS com convidados que responderão perguntas os temas: mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável; smart cities, as cidades do futuro; saúde pós-covid, o que muda; igualdade de gênero, direito e oportunidades para as mulheres; combate ao racismo, como combater o racismo estrutural; paz, justiça e instituições eficazes; e combate à fome e à pobreza.

Clique aqui e veja a programação completa.

Participação

Para participar das palestras na Bienal e do Festival Green Nation, é necessário o cadastramentor gratuitamente por meio do site da Virada ODS (www.viradaodssp.sp.gov.br), onde também é possível encontrar informações para inscrever os projetos da maratona do Hackathon, que será realizado por meio de edital.

Parcerias

A concepção e organização da Virada ODS é da SMRI, em parceria com a SPTuris e apoios das secretarias municipais: Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e Meio Ambiente, Governo, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Justiça, Segurança Urbana, Transportes (CET e SPTrans), Esportes e Lazer, Subprefeituras, Mudanças Climáticas, Planejamento e Entregas Prioritárias, Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e Prodam. No terceiro setor, a Green Nation. Redes internacionais que apoiam: Unicef, Pnuma, ONU Mulheres, ONU -Habitat, Unesco, Opas/OMS, UNOSSC, C-40, Iclei, Ucci, Mercocidades, UNODC, FAO, Pacto Global da ONU.

Compartilhar:

  • Data: 10/07/2022 12:07
  • Alterado:17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados