Biblioteca do Olhar apresenta fotografias feitas por jovens em situação de vulnerabilidade
Mostra na ViaQuatro em parceria com a ONG ImagemMagica procura despertar a autoestima dos participantes
- Data: 07/07/2022 09:07
- Alterado: 07/07/2022 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro
Crédito:Divulgação
A ViaQuatro, em parceria com a ONG ImageMagica, apresenta aos passageiros o trabalho realizado por integrantes do projeto Biblioteca do Olhar. A mostra pode ser vista até o final de julho na Estação São Paulo-Morumbi.
Como diferencial, a exposição conta com um totem tátil com QRCode contendo a descrição narrada das imagens.
A exposição é o resultado de um projeto da organização, que tem como objetivo realizar atividades culturais para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, buscam despertar sua autoestima, reconhecendo seu potencial e capacidade de enfrentar desafios pessoais e profissionais dentro da sua realidade. Isso acontece a partir da leitura, interpretação e produção de imagens, estimulando a alfabetização visual, pensamento crítico e formação cultural.
Em uma das atividades, os participantes recebem um kit de imagens para a construção da sua própria história, realizando uma curadoria das fotos e material fornecido. Isso possibilita intervenções artísticas, recortes, colagens e ressignificação das imagens para compor diversas histórias sobre um determinado tema.
“As fotografias apontam com sensibilidade para questões importantes da nossa sociedade, que instigam à reflexão, proposta que vai ao encontro do nosso conceito de mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Serviço:
Exposição — Projeto Biblioteca do Olhar — Linha 4-Amarela
Estação São Paulo-Morumbi — até 31 de julho