ViaQuatro e ViaMobilidade levam às estações informação sobre esclerodermia, doença pouco c
Exposição, em julho, é realizada em parceria com o Instituto Vidas Raras e Abrapes
- Data: 07/07/2022 08:07
- Alterado: 17/08/2023 01:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade
Cartaz presente na mostra
Crédito:Divulgação
Neste mês, as estações Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela de metrô) e Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda de trem) recebem uma mostra sobre esclerodermia, uma doença autoimune pouco conhecida. A exposição, em parceria com o Instituto Vidas Raras e a Abrapes (Associação Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica e doenças relacionadas), conta com depoimentos de pessoas que enfrentam o problema e diversas informações que visam esclarecer e levar esperança aos pacientes.
Segundo o instituto, cerca de 300 pessoas a cada 1 milhão é acometida pela esclerodermia. Sua principal característica é o enrijecimento da pele e a diminuição da elasticidade, transformando as atividades simples em desafios. A forma sistêmica da doença pode acometer órgãos como o coração, pulmão e rins, podendo ainda comprometer o sistema vascular.
Para controlar a esclerodermia, é importante que o problema seja diagnosticado precocemente, que os pacientes tenham acesso aos médicos especialistas e diretrizes nacionais de tratamento. A mostra tem por objetivo trazer essas questões à tona, para que mais pessoas tenham acesso às informações e sejam incentivadas a procurar ajuda médica.
“Alertar sobre questões de saúde que possam contribuir para o bem-estar dos nossos passageiros é um dos pontos que fazem da ViaQuatro e da ViaMobilidade referência em mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.
Serviço:
Mostra informativa sobre esclerodermia
Até final de julho nas estações Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela) e Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda)