Escola do Programa de Ensino Integral transforma pátio em picadeiro de circo
Estudantes dos anos iniciais da Escola Estadual Professor Orlando Horácio Vita realizaram apresentações circenses em projeto interdisciplinar
- Data: 05/07/2022 17:07
- Alterado: 05/07/2022 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Crédito:
No mês de junho, a Escola Estadual Professor Orlando Horácio Vita, na capital, se transformou no circo VitaTi e Vitatá e abriu suas cortinas para um espetáculo apresentado pelos estudantes. Entre as atrações, malabarismo, truques de mágicas, acrobacia e apresentação de palhaços fizeram a alegria do público.
“Eu achei muito bom, porque consegui brincar, expressar a minha alegria e homenagear os palhaços”, comemorou a estudante Luana Beatriz, de 10 anos, que se transformou na palhaça Alegria para a ação.
O projeto uniu duas disciplinas, Cultura do Movimento e Linguagens Artísticas, com o desafio de incentivar os alunos no desenvolvimento do equilíbrio corporal, criatividade e composição emocional através da arte. A integração de disciplinas variadas é uma premissa das escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) e amplia as possibilidades de potencializar as habilidades dos alunos no ambiente escolar.
“Os estudantes foram se desenvolvendo com o tempo. Nós ensaiamos bastante, fomos errando e aprendendo, mas eles foram se superando. Assim íamos aumentando o grau de dificuldade na apresentação de acordo com aptidão de cada uma dessa crianças”, explica o professor de Cultura do Movimento, Rodrigo Silva.
Programa de Ensino Integral
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu projeto de vida.